Tempo de Estudo e Desempenho Acadêmico: O Nível de Aprendizagem Autorregulada e a Síndrome do Impostor Importam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2023160304

Palavras-chave:

Aprendizagem Autorregulada, Síndrome do Impostor, Tempo de Estudo

Resumo

Objetivo: Investigar o efeito do tempo de estudo no desempenho acadêmico, mediado pelo nível de uso de estratégia de aprendizagem autorregulada e a síndrome do impostor, de estudantes do curso de graduação em ciências contábeis.

Método: A amostra foi composta por 330 questionários válidos de alunos do curso de graduação em ciências contábeis de três universidades federais distintas e analisada por meio da análise fatorial confirmatória e modelo de equações estruturais.

Resultados: Aumentar o tempo de estudo não implica no aumento do desempenho acadêmico, mas apenas quando mediado pelo nível do uso de estratégias de aprendizagem autorregulada. Assim, o tempo de estudo implica de forma indireta por meio diretamente aprendizagem autorregulada no desempenho acadêmico. Descobriu-se ainda que a síndrome do impostor não é um fator que medeia a relação entre o tempo de estudo e desempenho acadêmico.

Contribuições: Constata-se empiricamente que o nível de utilização da estratégia de aprendizagem autorregulada é um fator que leva o tempo de estudo a impactar positivamente no desempenho acadêmico. Além disso, elucida-se aos estudantes de graduação em ciências contábeis que para o tempo de estudo ser eficaz com o propósito de alcançar maior desempenho acadêmico é necessário aumentar o próprio nível de aprendizagem autorregulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Accounting Education Change Commission (AECC) (1990). Objectives of education for accountants: Position statement number one. Issues in Accounting Education: 307–312.

American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) (2010). Core Competency Framework for Entry into the Accounting Profession.

Ashrafifard, S., & Mafakheri, A. (2017). Investigating the relationship between attribution styles and metacognitive skills with fear of success among students. Iranian Journal of Psychiatry and Behavioral Sciences. 11(2), e9461. In Press. https://doi.org/10.5812/ijpbs.9461

Becker, L.L. (2013). Self-regulated learning interventions in the introductory accounting course: An empirical study. Issues in Accounting Education, 28(3), 435-460.

Broadbent, J., & Poon, W. L. (2015). Self-regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: A systematic review. The Internet and Higher Education, 27, 1-13. https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2015.04.007

Brown, T. (2006). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guildford.

Chassangre, K., & Callahan, S. (2017). «J’ai réussi, j’ai de la chance… je serai démasqué»: revue de littérature du syndrome de l’imposteur. Pratiques psychologiques, 23(2), 97-110. https://doi.org/10.1016/j.prps.2017.01.001

Chen, J. H., Björkman, A., Zou, J. H., & Engström, M. (2019). Self–regulated learning ability, metacognitive ability, and general self-efficacy in a sample of nursing students: A cross-sectional and correlational study. Nurse Education in Practice, 37, 15-21. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.04.014

Chucrute, L. (2022, jan. 14). Leonardo Chucrute: Prepare-se para concursos com o ciclo de estudos. Jornal O Dia. Acesso em: 14 de janeiro de 2022. Disponível em: https://odia.ig.com.br/opiniao/2022/01/6316446-leonardo-chucrute-prepare-se-para-concursos-com-o-ciclo-de-estudos.html

Clance, P. R. (1985). Clance impostor phenomenon scale. Personality and Individual Differences. https://doi.org/10.1037/t11274-000

Clance, P. R., & Imes, S. A. (1978). The imposter phenomenon in high achieving women: Dynamics and therapeutic intervention. Psychotherapy: Theory, research & practice, 15(3), 241. https://doi.org/10.1037/h0086006

Cortina, J. M. (1993). What is coefficient alpha? An examination of theory and applications. Journal of applied psychology, 78(1), 98. https://doi.org/10.1037/0021-9010.78.1.98

Cowman, S. E., & Ferrari, J. R. (2002). “Am I for real?” Predicting impostor tendencies from self-handicapping and affective components. Social Behavior and Personality: an international journal, 30(2), 119-125. https://doi.org/10.2224/sbp.2002.30.2.119

Cummings, D. J., Poropat, A. E., Loxton, N. J., & Sheeran, N. (2017). Development and initial validation of a multidimensional student performance scale. Learning and Individual Differences, 59, 22-33. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.08.008

Dagal, A. B., & Bayindir, D. (2016). The Investigation of the Relationship between the Level of Metacognitive Awareness, Self-Directed Learning Readiness and Academic Achievement of Preschool Teacher Candidates. Universal Journal of Educational Research, 4(11), 2533-2540.

Ericsson, K. A. (2001). Attaining excellence through deliberate practice: Insights from the study of expert performance. In M. Ferrari (Ed.), The pursuit of excellence through education,. Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 21–55.

Ericsson, K. A., & Charness, N. (1994). Expert performance: Its structure and acquisition. American psychologist, 49(8), 725. https://doi.org/10.1037/0003-066X.49.8.725

Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil.

Garner, J. K. (2009). Conceptualizing the relations between executive functions and self-regulated learning. The Journal of Psychology, 143(4), 405-426. https://doi.org/10.3200/JRLP.143.4.405-426

G1 (2017, fev. 2). Adolescente que estudava 15h por dia passa em 1º para medicina na UFG. G1. Acesso em: 8 de janeiro de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/goias/noticia/2017/02/adolescente-que-estudava-15h-por-dia-passa-em-1-para-medicina-na-ufg.html

Gianolla, G. (2020, abr. 1). Passei em 1º lugar em Medicina na USP-RP no meio da pandemia. Guia do Estudante. Acesso em 8 de janeiro de 2022. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/passei-em-1o-lugar-em-medicina-na-usp-rp-no-meio-da-pandemia/

Herbert, I. P., Rothwell, A. T., Glover, J. L., & Lambert, S. A. (2020). Graduate employability, employment prospects and work-readiness in the changing field of professional work. The International Journal of Management Education, 18(2), 100378. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2020.100378

Jöreskog, K. G., Olsson, U. H., & Wallentin, F. Y. (2016). Multivariate analysis with LISREL. Basel, Switzerland: Springer.

Katsikas, E., & Panagiotidis, T. (2011). Student status and academic performance: Accounting for the symptom of long duration of studies in Greece. Studies in Educational Evaluation, 37(2-3), 152-161. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2011.03.009

Keith, T. Z. (2019). Multiple regression and beyond: An introduction to multiple regression and structural equation modeling. 3rd Edition. New York: Routledge.

Kuna, S. (2019). All by myself? Executives’ impostor phenomenon and loneliness as catalysts for executive coaching with management consultants. The Journal of Applied Behavioral Science, 55(3), 306-326. https://doi.org/10.1177/0021886319832009

Lahmers, A. G., & Zulauf, C. (2000). The secret to academic success: Hours and hours of study. Journal of College Student Development, 41(5), 545-554.

Lima Filho, R. N., de Lima, G. A. S. F., & Bruni, A. L. (2015). Aprendizagem autorregulada em Contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review, 12(1), 38. http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2015.12.1.2

Lounsbury, J. W., Levy, J. J., Park, S. H., Gibson, L. W., & Smith, R. (2009). An investigation of the construct validity of the personality trait of self-directed learning. Learning and Individual Differences, 19(4), 411-418. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2009.03.001

Magalhães, F. A. C., & Andrade, J. X. (2006). Exame vestibular, características demográficas e desempenho na universidade: em busca de fatores preditivos. In Congresso USP de Controladoria e Contabilidade (Vol. 6, p. 2006).

Matos, P. A. V. C. D. (2014). Síndrome do impostor e auto-eficácia de minorias sociais: alunos de contabilidade e administração (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo - USP).

Meriac, J. P. (2012). Work ethic and academic performance: Predicting citizenship and counterproductive behavior. Learning and Individual Differences, 22(4), 549-553. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2012.03.015

Meurer, A. M., & Costa, F. (2020a). Eis o melhor e o pior de mim: fenômeno impostor e comportamento acadêmico na área de negócios. Revista Contabilidade & Finanças, 31, 348-363. https://doi.org/10.1590/1808-057x201910370

Meurer, A. M., & Costa, F. (2020b). E se a máscara cair? Fenômeno impostor, características pessoais e background familiar dos pós-graduandos stricto sensu da área de negócios. Advances in Scientific and Applied Accounting, 13(3), 103-124. https://doi.org/10.14392/asaa.2020130306

Michaels, J. W., & Miethe, T. D. (1989). Academic effort and college grades. Social Forces, 68(1), 309-319. https://doi.org/10.1093/sf/68.1.309

Monteiro, A., Leite, C., & Rocha, C. (2019). Students' self-study time and its relationship with a lifelong learning profile. European Journal of Curriculum Studies, 753-768.

Monteiro, S. C., Vasconcelos, R., & Almeida, L. S. (2005). Rendimento académico: influência dos métodos de estudo. VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia, Braga, 3505-3516.

Mthimunye, K. D. T., & Daniels, F. M. (2020). Exploring the challenges and efforts implemented to improve the academic performance and success of nursing students at a university in the Western Cape. International Journal of Africa Nursing Sciences, 12, 100196. https://doi.org/10.1016/j.ijans.2020.100196

Neroni, J., Meijs, C., Gijselaers, H. J., Kirschner, P. A., & de Groot, R. H. (2019). Learning strategies and academic performance in distance education. Learning and Individual Differences, 73, 1-7. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.04.007

Neureiter, M., & Traut-Mattausch, E. (2016). An inner barrier to career development: Preconditions of the impostor phenomenon and consequences for career development. Frontiers in psychology, 7, 48. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00048

Nonis, S. A., & Hudson, G. I. (2010). Performance of college students: Impact of study time and study habits. Journal of education for Business, 85(4), 229-238. https://doi.org/10.1080/08832320903449550

Nóvoa, A. (2012). Entrevista com o Prof. António Nóvoa. Educação & Sociedade, 33 (119), 633-645. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200016

Okwuduba, E. N., Nwosu, K. C., Okigbo, E. C., Samuel, N. N., & Achugbu, C. (2021). Impact of intrapersonal and interpersonal emotional intelligence and self-directed learning on academic performance among pre-university science students. Heliyon, 7(3), e06611. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06611

Parkman, A. (2016). The imposter phenomenon in higher education: Incidence and impact. Journal of Higher Education Theory and Practice, 16(1), 51.

Pathways Commission. (2012). The Pathways Commission: Charting a National Strategy for the Next Generation of Accountants. Retrieved November 1, 2012.

Petratos, P., Herrera, D., & Soydemir, E. (2021). Academic Success and Weekend Study Time: Further Evidence from Public Elementary School Students. American Journal of Educational Research, 9(2), 67-71. https://doi.org/10.12691/education-9-2-2

Pinto, N. L. S., Fernandes, L. M. A., & Silva, F. F. (2016). Para além da formação acadêmica: As contribuições da iniciação científica para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes da área de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 17(2), 301-325.

Plant, E. A., Ericsson, K. A., Hill, L., & Asberg, K. (2005). Why study time does not predict grade point average across college students: Implications of deliberate practice for academic performance. Contemporary educational psychology, 30(1), 96-116. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2004.06.001

Proitsi, P., Hamilton, G., Tsolaki, M., Lupton, M., Daniilidou, M., Hollingworth, P., & Powell, J. F. (2011). A multiple indicators multiple causes (MIMIC) model of behavioural and psychological symptoms in dementia (BPSD). Neurobiology of aging, 32(3), 434-442. https://doi.org/10.1016/j.neurobiolaging.2009.03.005

Ramsey, E., & Brown, D. (2018). Feeling like a fraud: Helping students renegotiate their academic identities. College & Undergraduate Libraries, 25(1), 86-90. https://doi.org/10.1080/10691316.2017.1364080

Rocha, A. L. D. P., Leles, C. R., & Queiroz, M. G. (2018). Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, 99, 74-94. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3162

Rosário, P. S. L., Almeida, L. S., Guimarães, C., Faria, A., Prata, L., Dias, M., & Núñez, C. (2000). Como enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas?: um enfoque sobre o ano escolar e a sua relação com o rendimento escolar.

Rosseel, Y. (2012). Lavaan: An R package for structural equation modeling and more. Version 0.5–12 (BETA). Journal of statistical software, 48(2), 1-36.

Sagitova, R. (2014). Students’ self-education: learning to learn across the lifespan. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 152, 272-277. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.194

Silva, T. B. J., Freitas, M. M. D., Sallaberry, J. D., & Flach, L. (2022). Relationship between academic performance and the level of use of metacognitive strategies for self-regulated learning. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 10(3), 137-150. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.61498

Silva, T. B. J., & Biavatti, V. T. (2018). Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15 (37), 3-33. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n37p3

Silva, T. B. J., Valeretto, G. J., Ferreira, M. P., Santos, C. A., & Dal Magro, C. B. (2021). Fatores explicativos do nível de utilização das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada dos estudantes de contabilidade. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 204-227. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e79844

Soares, L., Paes, P., & Araújo, W. (2020, Jan. 31). Aluno de MG que passou em 1º em medicina na USP dá a receita: 'É mais esforço do que talento'. G1. Acesso em 10 de janeiro de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/01/31/aluno-de-mg-que-passou-em-1o-em-medicina-na-usp-da-a-receita-e-mais-esforco-do-que-talento.ghtml

Zheng, L. (2016). The effectiveness of self-regulated learning scaffolds on academic performance in computer-based learning environments: A meta-analysis. Asia Pacific Education Review, 17(2), 187-202. https://doi.org/10.1007/s12564-016-9426-9

Zhoc, K. C., Chung, T. S., & King, R. B. (2018). Emotional intelligence (EI) and self‐directed learning: Examining their relation and contribution to better student learning outcomes in higher education. British Educational Research Journal, 44(6), 982-1004. https://doi.org/10.1002/berj.3472

Zimmerman, B. J. (1989). A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, 81(3), 329–339. https://doi.org/10.1037/0022-0663.81.3.329

Zimmerman, B. J., & Pons, M. M. (1986). Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American educational research journal, 23(4), 614-628. https://doi.org/10.3102/00028312023004614

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Silva, T. B. de J., Sousa, A. M. de, & Simão, F. M. (2023). Tempo de Estudo e Desempenho Acadêmico: O Nível de Aprendizagem Autorregulada e a Síndrome do Impostor Importam?. Advances in Scientific and Applied Accounting, 16(3), 065–078/079. https://doi.org/10.14392/asaa.2023160304

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.