UM OLHAR SOBRE OS TRAÇOS DO DARK TRIAD E OS VALORES CULTURAIS DE ESTUDANTES DE CONTABILIDADE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120109

Keywords:

Dark Triad, Personalidade, Valores Culturais, Educação contábil.

Abstract

A relação entre os valores culturais dos estudantes de Ciências Contábeis e os traços de personalidade, não patológicos, que compõem o Dark Triad é analisada. Trata-se de abordagem empírica, envolvendo 1.404 estudantes de contabilidade em 21 instituições públicas e privadas brasileiras. A coleta de dados, por meio de um questionário, revelou a preponderância das características que remetem ao Maquiavelismo. Sobre os valores culturais, constatou-se maior inclinação dos estudantes para o Individualismo. Observou-se ainda que quanto mais altos os níveis dos traços de personalidade do Dark Triad , maiores os valores culturais do Individualismo, Masculinidade e menor a concordância para aceitação de desigualdades hierárquicas que remetem ao valor cultural Distância ao poder. Por fim, evidenciou-se que os três traços corroboram a probabilidade de os alunos exteriorizarem valores culturais individualistas e masculinos. Esses resultados instigam a reflexão e o debate nacional sobre políticas educacionais em contabilidade que podem ser criadas pelas Instituições de Ensino Superior, com o intuito de interferir ainda no ambiente acadêmico, atitudes desonestas motivadas pelos traços de personalidade do Dark Triad e valores culturais nem sempre positivos, que geram consequências sociais, econômicas e financeiras aos principais usuários da informação contábil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Figueredo D'Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, com período sanduíche na University of Texas at El Paso e na University of Illinois Urbana-Champaign. Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu -FVC. Especialista em Educação à distancia pela UNEB. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Experiência de 12 anos na Coordenação do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário da Bahia. Atua como Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e atualmente é Coordenadora de Pesquisa do Centro Universitário Estácio da Bahia. É Professora da UNEB. É membro da equipe técnica da Quality Auditores e Contadores, especificamente nas áreas de Auditoria e Perícia. Pesquisadora das temáticas: Contabilidade Comportamental, Educação e Pesquisa da área contábil e administrativa, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Tomada de Decisão, Traços de Personalidade, Gestão Estratégica, Gerenciamento de resultados e Governança Corporativa.

Gerlando Augusto Sampaio Franco Lima, Professor da University of Illinois at Urbana-Champaign, College of Business, Department of Accountancy, Champaign, IL, Estados Unidos da América

Senior Lecturer na Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2017 - atual). Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da FEA/USP (em afastamento). Mestre (2005), Doutor (2007) e Livre Docente (2013) em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Pós-Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008-2009); Pós-Doutorado e Professor Visitante da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2012-2013). Coordenador dos Cursos de Ciências Atuariais e Ciências Contábeis da FEA/USP (2010-2012) e Presidente da Comissão de Graduação da FEA/USP (2011-2012). Coordenador do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica (2013-2014), Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária (2014-2016) e Vice-Chefe do Departamento (2016-2018). Membro do Conselho de Administração da Seção Internacional da American Accounting Association (2016 - atual). Ex-Diretor de Relações Institucionais da ANPCONT (2016 - 2017). Participou de cursos de Modelagem Econométrica na California State University e de Cursos/Workshops de Case Studies na Harvard Business School. É pesquisador do Laboratório de Mercado Financeiro da FEA/USP. Foi pesquisador pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CAPES e CNPq.

References

Allport, G. W. (1937). Personality:a psychological interpretation. Oxford, England: Holt.

Allport, G. W. (1961). Pattern and growth in personality. Oxford, England: Holt.

Alves Filho, E. M. (2016). Cultura organizacional de cursos de ciências contábeis: um estudo em duas universidades públicas.(Tese de

Doutorado em Controladoria e Contabilidade, Universidade de São Paulo).

Auyeung, P., & Sands, J. (1997). Factors influencing accounting students’ career choice: a cross-cultural validation study. Accounting Education, 6(1), 13-23. https://doi.org/10.1080/096392897331596

Avelino, B. C.; Lima, G. A. S. F. de. (2014). A influência do narcisismo no ambiente acadêmico: aspectos relacionados à desonestidade. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil, 14.

Bailey, C. D. (2015). Psychopathy, Academic accountants’ attitudes toward unethical research practices, and publication success. The Accounting Review, 90(4), 1307-1332. https://doi.org/10.2308/accr-50970

Baughman, H. M., Jonason, P. K., Lyons, M., & Vernon, P. A. (2014). Liar liar pants on fire: Cheater strategies linked to the Dark Triad. Personality and Individual Differences, 71, 35-38. https://doi.org/10.1016/j. paid.2014.07.019

Bogdanovic, M., & Cingula, D. (2015). Dark triad of croatian management students. Central European Business Review, 4, 30-47.

Bowditch, J. L., & Buono, A. F. (1992). Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira.

Briggs, S. P., Copeland, S. & Haynes, D. (2007). Accountants for the 21st century, where are you? A five-year study of accounting students’ personality preferences. Critical Perspectives on Accounting, 18(5), 511537. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2006.01.013

Brislin, R. W., & Lo, K. D. (2006). Culture, personality, and people’s uses of time: Key interrelationships. In J. C. Thomas, & D. L. Segal (Ed.). Comprehensive handbook of personality and psychopathology. (vol. 1, Chap 3, pp. 44-61). New Jersey: Wiley, John Wiley & Sons, Inc.

Brunell, A. B., Staats, S., Barden, J. & Hupp, J. M. (2011). Narcissism and academic dishonesty: The exhibitionism dimension and the lack of guilt. Personality and Individual Differences, 50, 323–328. https:// doi.org/10.1016/j.paid.2010.10.006

Casagrande, R. M. (2009). Dimensões da cultura organizacional no modelo de Hofstede: estudo em uma empresa brasileira internacionalizada. Dissertação de mestrado Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil.

Christie, R., & Geis, F. L. (1970). Studies in machiavellianism. New York: Academic Press. Academic Press. D’Souza, M. F. (2016). Manobras financeiras e o Dark Triad: o despertar do lado sombrio na gestão. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

D’Souza, M. F., Lima, G. A. S. F. de, Jones, D. N. & Carre, J. R. (2019). Eu ganho, a empresa ganha ou ganhamos juntos ?: traços moderados do dark triad e a maximização de lucros. Revista de Contabilidade & Finanças, 30(jan/abr.2019), pp. 123-138. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772019000100123&lng=en&tlng=en

D’Souza, M. F. & Lima, G. A. S. F. de. (2018). Escolha de carreira: o Dark Triad revela interesses de estudantes de Contabilidade. Revista De Contabilidade E Organizações, 12, e151837. https://doi.org/10.11606/ issn.1982-6486.rco.2018.151837

D’Souza, M. F. & Lima, G.A.S.F. (2015). The dark side of power: the dark triad in opportunistic decision-making. Journal Advances in Scientific and Applied Accounting, 8(2), pp. 135-156. https://doi: 10.14392/ asaa.2015080201.

Freud, S. (1914). Introdução ao narcisismo. In S. Freud. Obras completas. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras (v. 12, 2010).

Garcia D., Adrianson L, Archer T, Rosenberg, P. (2015). The Dark Side of the Affective Profiles. SAGE Open 5, 1-14. https://doi.org/10.1177/2158244015615167

Gray, S. J. (1988). Towards a theory of cultural influence on the development of accounting systems internationally. Abacus, 24(1), 1-15. https://doi.org/10.1111/j.1467-6281.1988.tb00200.x

Hamann, E. V. (2011). Influência cultural sobre os estilos de aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis do Distrito Federal: um estudo empírico sobre as abordagens de Hofstede e Kolb. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Hambrick, D. C. (2007). Upper echelons theory: an update. Academy of Management Review, 32(2), 334-343. https://doi.org/10.5465/amr.2007.24345254.

Harrison, G. L., & McKinnon, J. L. (1999). Cross-cultural research in management control systems design: a review of the current state. Accounting, Organizations and Society, 24(5), 483-506. https://doi.org/10.1016/ S0361-3682(97)00048-2

Hofstede, G. (1984). Culture’s consequences international differences in work-related values. Beverly Hills, CA: Sage.

Hofstede, G. (2001). Culture’s consequences: comparing values, behaviors, institutions and organizations across nations. 2a ed. Thousand Oaks CA: Sage Publications.

Hofstede, G. (2003). Cultura e organizações: compreender a nossa programação mental. Trad. Antônio Fidalgo. Lisboa: Edições Sílabo.

Hofstede, G., & Mccrae, R. R. (2004). Personality and culture revisited: linking traits and dimensions of culture. Cross-cultural Research, 38(1), 52-88. https://doi.org/10.1177/1069397103259443

Hofstede, G., Hilal, A. V. G. de Malvezzi, S., Tanure, B., & Vinken, H. (2010). Comparing regional cultures within a country: lessons from Brazil. Journal of Cross-Cultural Psychology, 41(3), 336-352. https://doi. org/10.1177/0022022109359696

International Education Standart (IES, 2, 3 e 4). (2015). In: Handbook of International Education Pronouncements Edition. New York, 2015. Disponível em: <http://www.ifac.org.>

Jakobwitz, S., & Egan, V. (2006). The dark triad and normal personality traits. Personality and Individual differences, 40(2), 331-339. doi:10.1016/j.paid.2005.07.006

Johnson, E. N., Kuhn, J. R., Jr., Apostolou, B., & Hassell, J. M. (2012). Auditor perceptions of client narcissism as a fraud attitude risk factor. Auditing: A Journal of Theory & Practice, 32(1), 203-219. https://doi. org/10.2308/ajpt-50329

Jonason, P. K., Foster, J., Oshio, A., Sitnikova, M., Birkas, B., & Gouveia, V. (2017). Self-construals and the Dark Triad traits in six countries. Personality and Individual Differences, 113, 120-124. https://doi.org/10.1016/j. paid.2017.02.053

Jonason, P. K., Webster, G. D., Schmitt, D. P., Li, N. P., & Crysel, L. (2012). The antihero in popular culture: Life history theory and the dark triad personality traits. Review of General Psychology, 16(2), 192. https:// doi.org/10.1037/a0027914

Jones, D. N. & Paulhus D. L. (2009). Machiavellianism. In M. R., Leary, & R. H., Hoyle. (Ed.). Individual differences in social behavior. (Chap. 7, pp. 93-108). New York: Guilford.

Jones, D. N., & Paulhus, D. L. (2014). Introducing the short Dark Triad (SD3): a brief measure of dark personality traits. Assessment, 21(1), 28-41. https://doi.org/10.1177/1073191113514105

Judge, T. A., Piccolo, R. F., & Kosalka, T. (2009). The bright and dark side of leader traits: a review and theoretical extension of the leader trait paradigm. The Leadership Quarterly, 20(6), 855-875. https://doi. org/10.1016/j.leaqua.2009.09.004

Kovar, S. E.; Ott, R. L.; Fisher, D. G. (2003). Personality preferences of accounting students: a longitudinal case study. Journal of Accounting Education, 21(2), 75-94. https://doi.org/10.1016/S0748-5751(03)00008-3

Kroeber, A. L.; Kluckhohn, C. (1952). Culture: a critical review of concepts and definitions. Papers. Peabody Museum of Archaeology & Ethnology, Harvard University.

Lima, R. N., Souza, A. Filho, & D’Souza, M. F. (2016). Narcissistic personality traits in the context of accounting education: an application of the item response theory. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 40.

Lin, Z. J., Xiong, X., & Liu, M. (2005). Knowledge base and skill development in accounting education: Evidence from China. Journal of Accounting Education, 23(3), 149-169. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2005.06.003

Majors, T. M. (2015). The Interaction of Communicating Measurement Uncertainty and the Dark Triad on Managers’ Reporting Decisions. The Accounting Review, 91(3), 973-992. https://doi.org/10.2308/ accr-51276

Mohamed, E. K., & Lashine, S. H. (2003). Accounting knowledge and skills and the challenges of a global business environment. Managerial Finance, 29(7), 3-16. https://doi.org/10.1108/03074350310768319

Nair, P., & Kamalanabhan, T. J. (2010). The impact of cynicism on ethical intentions of Indian managers: the moderating role of seniority. Journal of International Business Ethics, 3(1), 14.

O’Boyle, E. H., Jr., Forsyth, D. R., Banks, G. C., & McDaniel, M. A. (2012). A meta-analysis of the Dark Triad and work behavior: a social exchange perspective. Journal of Applied Psychology, 97(3), 557-579. http:// dx.doi.org/10.1037/a0025679

Ott, E., Cunha, J. V. A. da, Cornacchione., E. B. Jr., & De Luca, M. M. M. (2011). Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional. Revista Contabilidade & Finanças, 22(57), 338-356. https://doi.org/10.1590/ S1519-70772011000300007

Paulhus, D. L., & Williams, K. (2002). The Dark Triad of personality: narcissism, machiavellianism, and psychopathy. Journal of Research in Personality, 36(6), 556-563. https://doi.org/10.1016/S0092-6566(02)00505-6 Peter, J., & Olson, J. (2009). Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. 8a. ed. São Paulo: McGraw-Hill.

Raskin, R., & Terry, H. (1988). A principal-components analysis of the narcissistic personality inventory and further evidence of its construct validity. Journal of Personality and Social Psychology, 54(5), 890-902. doi:10.1037/0022-3514.54.5.890

Rauthmann, J. F., & Will, T. (2011). Proposing a multidimensional Machiavellianism conceptualization. Social Behavior and Personality: an international journal, 39(3), 391-403. https://doi.org/10.2224/ sbp.2011.39.3.391

Robertson, S. A., Datu, J. A. D., Brawley, A. M., Pury, C. L., & Mateo, N. J. (2016). The Dark Triad and social behavior: The influence of self-construal and power distance. Personality and Individual Differences, 98, 69-74. https://doi.org/10.1016/j.paid.2016.03.090

Shome, A., & Rao, V. H. (2009, Outubro). Machiavellianism in public accountants: some additional Canadian evidence. Business Ethics: A European Review, 18(4), 364-371. https://doi.org/10.1111/j. 1467-8608.2009.01569.x

Sugahara, S., & Boland, G. (2010). The role of cultural factors in the learning style preferences of accounting students: a comparative study between Japan and Australia. Accounting Education: An International Journal, 19(3), 235-255. https://doi.org/10.1080/09639280903208518

Teoh, H. Y., Serang, D. P., & Lim, C. C. (1999). Individualism-collectivism cultural differences affecting perceptions of unethical practices: some evidence from Australian and Indonesian accounting students. Teaching Business Ethics, 3(2), 137-153. https://doi.org/10.1023/A:1009832018849

Vandenbos, G. R. (Org.). (2010). Dicionário de Psicologia da American Psychological Association (D. Bueno et al., Trad.) Porto Alegre: Artmed.

Weffort, E. F. J. (2005). O Brasil e a harmonização contábil internacional: influências dos sistemas jurídico e educacional, da cultura e do mercado. Editora Atlas SA.

Wheeler, P. (2001). The Myers-Briggs Type Indicator and applications to accounting education and research. Issues in Accounting Education, 16(1), 125-150. https://doi.org/10.2308/iace.2001.16.1.125

Yetiser, B. (2014). Do all roads lead to Rome? The moderating role of culture and age in predicting construal level on machiavellianism. Journal of Yaşar University, 9(36), 6261- 6380.

Published

2019-07-23

How to Cite

D’Souza, M. F., & Lima, G. A. S. F. (2019). UM OLHAR SOBRE OS TRAÇOS DO DARK TRIAD E OS VALORES CULTURAIS DE ESTUDANTES DE CONTABILIDADE. Advances in Scientific and Applied Accounting, 1(1), 161–183 / 184. https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120109

Issue

Section

SEÇÃO INTERNACIONAL

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)