INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE SEXO E DESEMPENHO ACADÊMICO NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14392/ASAA.2020130107

Keywords:

Sexo, Performance acadêmica, Educação, Alunos, Ciências contábeis.

Abstract

O estudo objetivou investigar a relação entre o sexo e o desempenho de alunos de contabilidade em condições acadêmicas e socioeconômicas distintas e similares. Desse modo, foram usados os microdados do ENADE 2015, obtendo-se uma amostra de 21.200 observações. Em condições distintas, os testes de média indicaram que o desempenho dos alunos foi superior aos das alunas. Para tentar explicar esse achado, foi efetuada a análise de correspondência múltipla, a qual apontou que os alunos estão mais associados a faixas mais elevadas de horas de estudo, de renda familiar e ao status de solteiro, enquanto as alunas estão mais associadas a faixas de renda familiar e de horas de estudo mais baixas, bem como ao estado civil de casada. Desta forma, esses fatores foram controlados nos modelos de regressão logística, os quais continuaram a indicar que os alunos performaram melhor do que as alunas em condições distintas. Contudo, quando os desempenhos dos estudantes foram analisados em condições similares, não houve diferença estatisticamente significante. Duas implicações surgem dos achados. Primeiro, o formato e as políticas de atribuição de pontos devem ser repensadas a fim de favorecer equivalentemente os alunos do sexo masculino e feminino. Este ponto não só serve para o ENADE, mas principalmente para as avaliações discentes nos cursos de graduação. E, em segundo lugar, o fornecimento de condições acadêmicas e socioeconômicas similares aos alunos e alunas ajuda a explicar a redução da diferença no seu desempenho acadêmico, o qual passou a ser estatisticamente irrelevante. Apesar desta implicação envolver instâncias que estão além do escopo da educação contábil, não a isenta de encorajar e implantar formas mais justas de processos avaliativos em se tratando de sexo dos indivíduos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vitor Hideo Nasu, Universidade de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

References

AICPA. (2015). 2015 Trends in the supply of accounting graduates and the demand for public accounting recruits. Retrieved from https://www.aicpa.org/InterestAreas/AccountingEducation/NewsAndPublications/DownloadableDocuments/2015-TrendsReport.pdf

AICPA. (2017). 2017 Trends in the supply of accounting graduates and the demand for public accounting recruits. Retrieved from https://www.aicpa.org/InterestAreas/AccountingEducation/NewsAndPublications/DownloadableDocuments/2017-trends-report.pdf

AICPA. (2018). Women’s Initiatives Executive Committee: Educating, advocating, advancing. Retrieved from https://www.aicpa.org/content/dam/aicpa/career/womenintheprofession/downloadabledocuments/wiec-brochure-final.pdf

Alanzi, K. A. (2015). Determinants of Students’ Performance in Cost Accounting – Further Evidence from Kuwait. World Journal of Management, 6(1), 136–152. Retrieved from http://www.wjmpapers.com/static/documents/March/2015/11.Khalid.pdf

Alhajarf, N.M., & Alasfour, A. M. (2014). Impact of demographic and academic characteristics on academic performance. International Business Research, 7(4), 92–100. https://doi.org/10.5539/ibr.v7n2p92

Ameen, E. C., Guffey, D. M., & McMillan, J. J. (1996). Accounting students’ perceptions of questionable academic practices and factors affecting their propensity to cheat. Accounting Education, 5(3), 191–205. https://doi.org/10.1080/09639289600000020

Arthur, N., & Everaert, P. (2012). Gender and Performance in Accounting Examinations: Exploring the Impact of Examination Format. Accounting Education, 21(5), 471–487. https://doi.org/10.1080/09639284.2011.650447

Bruce-Twum, E. (2013). The Accounting Profession and the Female Gender in Ghana. Accounting and Finance Research, 2(1), 54–60. https://doi.org/10.5430/afr.v2n1p54

Buckless, F. A., Lipe, M. G., & Ravenscroft, S. P. (1991). Do gender effects on accounting course performance persist after controlling for general academic aptitude. Issues in Accounting Education, 6(2), 248–261.

Busch, T. (1995). Gender Differences in Self‐efficacy and Academic Performance among Students of Business Administration. Scandinavian Journal of Educational Research, 39(4), 311–318. https://doi.org/10.1080/0031383950390403

Byrne, M., & Flood, B. (2008). Examining the relationships among background variables and academic performance of first year accounting students at an Irish University. Journal of Accounting Education, 26(4), 202–212. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2009.02.001

CFC. (2016). Participação das mulheres avança na contabilidade. Retrieved from http://cfc.org.br/noticias/participacao-das-mulheres-avanca-na-contabilidade

CFC. (2019). Profissionais Ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade agrupados por Gênero. Retrieved from http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0

Fávero, L. P. (2015). Análise de dados: Modelos de regressão com Excel, STATA e SPSS. Rio de Janeiro: Elsevier.

Flynn, A., Earlie, E. K., & Cross, C. (2015). Gender equality in the accounting profession: one size fits all. Gender in Management: An International Journal, 30(6), 479–499. https://doi.org/10.1108/GM-06-2015-0048

Gammie, E., Paver, B., Gammie, B., & Duncan, F. (2003). Gender differences in accounting education: an undergraduate exploration. Accounting Education, 12(2), 177–196. https://doi.org/10.1080/0963928032000091765

Gracia, L., & Jenkins, E. (2003). A quantitative exploration of student performance on an undergraduate accounting programme of study. Accounting Education, 12(1), 15–32. https://doi.org/10.1080/0963928032000049375

Guney, Y. (2009). Exogenous and Endogenous Factors Influencing Students’ Performance in Undergraduate Accounting Modules. Accounting Education, 18(1), 51–73. https://doi.org/10.1080/09639280701740142

Hanks, G. F., & Shivaswamy, M. (1985). Academic Performance in Accounting: Is There a Gender Gap? The Journal of Business Education, 60(3), 154–156. https://doi.org/10.1080/00219444.1985.10534962

Jackling, B., & Anderson, A. (1998). Study mode, general ability and performance in accounting: a research note. Accounting Education, 7(1), 65–73. https://doi.org/10.1080/096392898331315

Koh, M. Y., & Koh, H. C. (1999). The determinants of performance in an accountancy degree programme. Accounting Education, 8(1), 13–29. https://doi.org/10.1080/096392899331017

Krieg, R. G., & Uyar, B. (2001). Student performance in business and economics statistics: Does exam structure matter? Journal of Economics and Finance, 25(2), 229–241. https://doi.org/10.1007/BF02744525

Lane, A., & Porch, M. (2002). The impact of background factors on the performance of nonspecialist undergraduate students on accounting modules - a longitudinal study: a research note. Accounting Education, 11(1), 109–118. https://doi.org/10.1080/09639280210153308

Lehman, C. (2012). We’ve come a long way! Maybe! Re‐imagining gender and accounting. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 25(2), 256–294. https://doi.org/10.1108/09513571211198764

Miranda, G. J., Lemos, K. C. da S., Oliveira, A. S. de, & Ferreira, M. A. (2015). Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Revista Meta: Avaliação, 7(20), 175–209. https://doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.264

Nogueira, D. R., Costa, J. M. da, Takamatsu, R. T., & Reis, L. G. dos. (2013). Fatores que impactam o desempenho acadêmico: uma análise com discentes do curso de ciências contábeis no ensino presencial. Revista de Informação Contábil, 7(3), 51–62. Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/ricontabeis/article/viewFile/7991/8063

Okafor, C. A., & Egbon, O. (2011). Academic performance of male versus female accounting undergraduate students: evidence from Nigeria. Higher Education Studies, 1(1), 9–19. https://doi.org/10.5539/hes.v1n1p9

Paver, B., & Gammie, E. (2005). Constructed gender, approach to learning and academic performance. Accounting Education, 14(4), 427–444. https://doi.org/10.1080/06939280500347142

Ravenscroft, S. P., & Buckless, F. A. (1992). The effect of grading policies and student gender on academic performance. Journal of Accounting Education, 10(1), 163–179. https://doi.org/10.1016/0748-5751(92)90023-X

Santos, N. de A. (2012). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-11062012-164530

Seow, P.-S., Pan, G., & Tay, J. (2014). Revisiting the determinants of students’ performance in an undergraduate accountancy degree programme in Singapore. Global Perspectives on Accounting Education, 11, 1–23. Retrieved from http://ink.library.smu.edu.sg/soa_research%5Cnhttp://ink.library.smu.edu.sg/soa_research/1247

Surridge, I. (2009). Accounting and finance degrees: Is the academic performance of placement students better? Accounting Education, 18(4–5), 471–485. https://doi.org/10.1080/09639280802008498

Tho, L. M. (1994). Some evidence on the determinants of student performance in the University of Malaya introductory accounting course. Accounting Education, 3(4), 331–340. https://doi.org/10.1080/09639289400000031

Wooldridge, J. M. (2015). Introductory Econometrics: a modern approach (6th ed.). Nelson Education.

Published

2020-04-22

How to Cite

Nasu, V. H. (2020). INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE SEXO E DESEMPENHO ACADÊMICO NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 13(1), 122–142. https://doi.org/10.14392/ASAA.2020130107

Issue

Section

ARTICLES

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.