DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS MODALIDADES À DISTÂNCIA E PRESENCIAL

Autores

  • Lilian Ferrugini IFSULDEMINAS
  • Cleber Carvalho Castro Universidade Federal de Lavras
  • Donizeti Leandro Souza IFSULDEMINAS
  • Raphael Morais Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Competências, Instituições Públicas de Ensino Superior, Curso Superior Presencial, Curso Superior à Distância.

Resumo

Identifica-se que as pessoas estão em constante busca pelo desenvolvimento e rendimento de competências diversas para se manterem atuantes no mercado de trabalho. Nesse sentido, o estudo teve o objetivo de identificar, a partir da percepção de alunos, o desenvolvimento de competências nas modalidades de educação à distância e presencial de cursos de Administração em instituições públicas de ensino superior. O estudo se mostra relevante por ampliar o debate sobre competências desenvolvidas no meio acadêmico na área de Administração e áreas afins como contabilidade e economia, o que permite analisar se está havendo um alinhamento entre o discurso das competências demandadas pelo mercado com as práticas desenvolvidas durante o processo de formação acadêmica, tanto em cursos presenciais como à distância. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, a partir de um survey com 211 alunos pesquisados nas duas modalidades educacionais. Identificou-se que nos cursos presenciais as competências mais desenvolvidas foram: capacidade de interpretar textos, gráficos, símbolos e números e capacidade de cooperação e trabalho em equipe. Nos cursos à distância foram: visão de mundo ampla e global e capacidade de lidar com incertezas e dúvidas, demonstrando haver diferenças na formação acadêmica dos alunos

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Biografia do Autor

Lilian Ferrugini, IFSULDEMINAS

Professora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais; Doutoranda e Mestra em Administração (Estratégia, Marketing e Inovação) pela Universidade Federal de Lavras - MG. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). MBA em Finanças - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cleber Carvalho Castro, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras. Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Donizeti Leandro Souza, IFSULDEMINAS

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Doutorando em Administração (Estratégia, Marketing e Inovação) pela Universidade Federal de Lavras MG.

Raphael Morais, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Administração Pública e Membro de iniciação Científica do Grupo de estudo GEREI da Universidade Federal de Lavras.

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Ferrugini, L., Castro, C. C., Souza, D. L., & Morais, R. (2015). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS MODALIDADES À DISTÂNCIA E PRESENCIAL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 8(3), 338–355. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/200

Edição

Seção

ARTIGOS

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