RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO DE CUSTO TOTAL PARA A TOMADA DE DECISÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120208

Keywords:

Custo Total de Propriedade, Decisão de compra do consumidor, Automóveis, Experimento.

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da informação de Custo Total de Propriedade (TCO) na decisão de aquisição de automóveis pelos consumidores. Para o desenvolvimento do trabalho foi construído um experimento no qual estimou-se o TCO de quatro veículos para uma vida útil estimada em cinco anos. A amostra final contou com 330 estudantes, formando dois grupos: o de controle (sem a informação de TCO) e o experimental (com a informação de TCO). Para a análise, utilizou-se a regressão logística multinomial. Os resultados evidenciaram que o indivíduo que tem a informação de TCO tende a fazer uma escolha distinta do que não tem. No grupo de controle, identificou-se que o consumidor coloca como elemento preponderante para escolha, o custo/benefício atribuído por ele ao automóvel, o que é específico para cada indivíduo que realiza a decisão. Conclui-se que, quando o indivíduo possui a informação de TCO, tende a escolher a opção de menor valor final. Porém atributos como confiança na marca são capazes de influenciar o consumidor a manter-se em opções que apresentam custo total mais elevados. Espera-se que os resultados contribuam com a prática ao evidenciar os fatores que afetam a decisão de compras de consumidores, gerando informações para gestão da produção e de custos das empresas produtoras, assim como em uma perspectiva mais ampla, abrangendo a cadeia de valor. Pretende-se contribuir também com a literatura, ampliando o conhecimento acerca do TCO, ao evidenciar a influência da informação do TCO na decisão de compra de automóveis.

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Author Biographies

Lana de Abreu Batista Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás

Júlio Orestes da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.

Professor do curso de Ciências Contábeis e do PPGCC da Universidade Federal de Goiás

Rosimeire Pimentel Gonzaga, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.

Professora do curso de Ciências Contábeis e do PPGCC da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.

Professora do curso de Ciências Contábeis e do PPGCC da Universidade Federal de Uberlândia.

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Published

2019-11-18

How to Cite

Silva, L. de A. B., Silva, J. O. da, Gonzaga, R. P., & Fehr, L. C. F. de A. (2019). RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO DE CUSTO TOTAL PARA A TOMADA DE DECISÃO. Advances in Scientific and Applied Accounting, 1(2), 147–164. https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120208

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