EFEITOS DA ADOÇÃO DA ICPC 01 E IFRIC 12 NA FORMAÇÃO DAS TARIFAS DE CONCESSIONÁRIAS DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO

Autores

  • Isabelle Martelleto Silberman UFRJ
  • Adriano Rodrigues UFRJ
  • Moacir Sancovschi UFRJ
  • Vicente Antônio de Castro Ferreira UFRJ

Palavras-chave:

ICPC 01. IFRIC 12. Concessão. Tarifas. Saneamento

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar efeitos da adoção da ICPC 01 e IFRIC 12 na formação das tarifas de duas importantes concessionárias de serviços públicos pertencentes ao setor de saneamento básico brasileiro, Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA e Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE. Foram confrontados informações e dados relativos às mudanças de critérios contábeis introduzidas pela ICPC 01 e IFRIC 12 com as informações atinentes à metodologia aplicada para a formação das tarifas das empresas, com vistas a identificar uma possível relação entre as mudanças nas classificações e nos valores das contas patrimoniais e de resultado realizadas pelas empresas e as variáveis que constituem o cálculo do Índice de Reajuste Tarifário (IRT), diretamente relacionado à formação periódica de suas tarifas. Adotou-se o método de estudo de caso com o uso da técnica de análise de conteúdo. A análise da COPASA evidenciou que as mudanças de critério contábil realizadas pela empresa relacionadas à transferência do imobilizado para ativo financeiro e intangível e à adoção do prazo de concessão para amortização da infraestrutura pública influenciou o valor da depreciação e amortização de ativos pertencente ao cálculo tarifário. Por outro lado, o estudo com a CEDAE demonstrou que o modelo utilizado para o cálculo do IRT, baseado em variáveis extraídas do fluxo de caixa da empresa, é inflexível aos efeitos que podem ser gerados pelas mudanças contábeis introduzidas pela ICPC 01 e IFRIC 12, uma vez que essas variáveis não têm os seus valores alterados em função da adoção das normas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Martelleto Silberman, UFRJ

Mestre em Ciências Contábeis. Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ.

Adriano Rodrigues, UFRJ

Doutor em Ciências Contábeis - FEA/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Administração do COPPEAD/UFRJ.

Moacir Sancovschi, UFRJ

Doutor em Administração - COPPEAD/UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ.

Vicente Antônio de Castro Ferreira, UFRJ

Doutor em Economia - IE/UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do COPPEAD/UFRJ.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Silberman, I. M., Rodrigues, A., Sancovschi, M., & Ferreira, V. A. de C. (2013). EFEITOS DA ADOÇÃO DA ICPC 01 E IFRIC 12 NA FORMAÇÃO DAS TARIFAS DE CONCESSIONÁRIAS DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(3), 265–293. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/122

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.