A SUSTENTABILIDADE E A COVID-19 AFETAM O DESEMPENHO, O VALOR E O RISCO DE FIRMAS NO BRASIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2021140209

Resumo

Objetivo: Este estudo investigou os impactos do índice de sustentabilidade da B3 e da pandemia Covid-19 sobre o valor, o desempenho e o risco de 494 firmas brasileiras listadas, no período de 2010 a 2020.

Método: Foi adotado o método de regressão diff-in-diff para observar as variações do desempenho, valor e risco entre as empresas listadas e não listadas no ISE. As variáveis dependentes selecionadas foram: Retorno sobre o Ativo (ROA), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), Preço sobre Valor Patrimonial da Ação, Market-to-book, Volatilidade e Beta. Para medir a sustentabilidade, adotou-se o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 e considerou-se o efeito da pandemia Covid-19 em 2020.

Resultados: Os principais resultados apontam que a adesão ao índice de sustentabilidade empresarial reduz significativamente o ROA, o ROE, o Preço sobre Valor Patrimonial da Ação, o Market-to-Book, o Beta e a Volatilidade das empresas brasileiras. Não foi encontrada diferença significativa na variação do desempenho, valor e risco entre as firmas listadas no ISE e as suas contrapartes.  As evidências mostram que no ano de 2020 houve redução no valor, no desempenho contábil e na volatilidade das empresas brasileiras, influenciadas pelo surgimento e expansão da Covid-19.

Contribuições: Este estudo trouxe evidências de que as práticas sustentáveis de empresas participantes do ISE podem influenciar positivamente o valor de mercado e reduzir a percepção de risco do investidor. Além disso, o estudo inovou ao mostrar as implicações da Covid-19 sobre o valor, o desempenho e o risco das empresas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada I da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Finanças. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da FAGEN/UFU, na Linha Gestão Organizacional & Regionalidade. Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da FAGEN-UFU. Áreas de interesse: governança corporativa, finanças comportamentais, análise de investimentos, planejamento financeiro.

Catarine Palmieri Pitangui Tizziotti, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, em regime de Dedicação Exclusiva, na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), na área de Finanças. Atuação em ensino, pesquisa e extensão.

Publicado

2021-12-05

Como Citar

De Oliveira, T. ., Jesuka, D., Peixoto, F. M. ., & Tizziotti, C. P. P. . (2021). A SUSTENTABILIDADE E A COVID-19 AFETAM O DESEMPENHO, O VALOR E O RISCO DE FIRMAS NO BRASIL? . Advances in Scientific and Applied Accounting, 14(2), 227–239/240. https://doi.org/10.14392/asaa.2021140209

Edição

Seção

ARTIGOS