Relação entre a Capacidade Social e o Desempenho Social das Empresas Brasileiras Mediada pela Responsabilidade Social Corporativa
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2022160105Palavras-chave:
Capacidade Social, Responsabilidade Social Corporativa, Desempenho Social, Empresas Brasileiras Listadas na B3Resumo
Objetivo: Este estudo objetiva analisar a relação entre a capacidade social e o desempenho social, mediada pela responsabilidade social corporativa, no contexto das empresas brasileiras listadas na B3.
Método: A pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos é considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados primários. Este estudo foi realizado com empresas de capital aberto do Brasil, por meio da aplicação de questionário aos gestores das empresas listadas na B3. As respostas obtidas por meio do questionário são provenientes da alta administração. Trata-se de uma pesquisa quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo analisada por meio da modelagem de equações estruturais (MEE), com utilização do software SPSS AMOS versão 22.
Resultados: A importância da capacidade social não é apenas uma consideração estratégica para obter bons resultados de desempenho social e RSC, é antes de tudo uma consideração primária e fundamental quando se trata do alcance dos objetivos sociais das empresas. Diante disso, este estudo comprova que existe uma relação entre a capacidade social e o desempenho social das empresas brasileiras mediada pela responsabilidade social corporativa. Esse caminho de mediação CS => RSC => DS possui um ß= 0,705, onde a CS e RSC explicam o DS em aproximadamente 93%.
Contribuições: O estudo contribuiu à medida que esclarece, no teste de mediação, que a responsabilidade social corporativa medeia positivamente a relação entre a capacidade social e o desempenho social das empresas brasileiras. Somente integrar as partes interessadas nos processos decisórios e incluir suas necessidades na definição e realização dos objetivos sociais da organização não são suficientes para atender aos interesses de suas partes interessadas. Como implicação prática, as evidências da pesquisa empírica podem contribuir para elucidar discussões sobre a capacidade social auxiliar os gestores e diretores das empresas brasileiras a entender melhor o seu papel na distribuição de bens não financeiros.
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