SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote UNIVALI
  • Miguel Angel Verdinelli UNIVALI
  • José Alonso Borba UFSC
  • Maria Lônia Alves do Vale Brasil UFSC

Palavras-chave:

Satisfação. Alunos. Contabilidade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre os constructos envolvimento do professor, interesse do aluno, interação professor-aluno, exigência do curso e organização do curso com a satisfação dos discentes do curso de Ciências Contábeis em duas instituições. Para tanto se utilizou o modelo proposto por Paswan e Young (2002), com as modificações feitas por Vieira, Milach e Huppes (2008). Os constructos exógenos empregados compreenderam: exigência do curso, interação professor-estudante e organização do curso. Os construtos endógenos foram o envolvimento do professor e o interesse do estudante, que se relacionaram à variável dependente satisfação geral. A modelagem de equações estruturais possibilitou submeter à prova as relações entre os constructos exógenos e endógenos e destes com a satisfação geral. Das oito hipóteses propostas só uma, a que conjecturava uma associação negativa entre as exigências do curso e o interesse do estudante, não foi confirmada. Os resultados obtidos permitem concluir que os três constructos exógenos influenciam de modo significativo o envolvimento do professor, no entanto, somente a interação professor-estudante e a organização do curso influenciam o interesse do acadêmico. Por sua vez, ambos os constructos endógenos, envolvimento do professor e interesse do estudante, são determinantes da satisfação geral. As implicâncias práticas destes achados contribuem para uma melhor adequação do curriculum do curso e dos planos de ensino dos docentes. E ainda, podem ser levados em consideração para a elaboração do marketing educacional do curso avaliado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, UNIVALI

Professora do Curso de Ciências Contábeis - Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI.

Miguel Angel Verdinelli, UNIVALI

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração PPGA da Universidade do Vale do Itaja- UNIVALI.

José Alonso Borba, UFSC

Professor do Programa de Pós-graduação em Contabilidade PPGC da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Maria Lônia Alves do Vale Brasil, UFSC

Doutoranda em Administração e Turismo - UNIVALI Bigua/SC.

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Borba, J. A., & Brasil, M. L. A. do V. (2014). SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(3), 407–431. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/185

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.