SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS
Keywords:
Satisfação. Alunos. Contabilidade.Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre os constructos envolvimento do professor, interesse do aluno, interação professor-aluno, exigência do curso e organização do curso com a satisfação dos discentes do curso de Ciências Contábeis em duas instituições. Para tanto se utilizou o modelo proposto por Paswan e Young (2002), com as modificações feitas por Vieira, Milach e Huppes (2008). Os constructos exógenos empregados compreenderam: exigência do curso, interação professor-estudante e organização do curso. Os construtos endógenos foram o envolvimento do professor e o interesse do estudante, que se relacionaram à variável dependente satisfação geral. A modelagem de equações estruturais possibilitou submeter à prova as relações entre os constructos exógenos e endógenos e destes com a satisfação geral. Das oito hipóteses propostas só uma, a que conjecturava uma associação negativa entre as exigências do curso e o interesse do estudante, não foi confirmada. Os resultados obtidos permitem concluir que os três constructos exógenos influenciam de modo significativo o envolvimento do professor, no entanto, somente a interação professor-estudante e a organização do curso influenciam o interesse do acadêmico. Por sua vez, ambos os constructos endógenos, envolvimento do professor e interesse do estudante, são determinantes da satisfação geral. As implicâncias práticas destes achados contribuem para uma melhor adequação do curriculum do curso e dos planos de ensino dos docentes. E ainda, podem ser levados em consideração para a elaboração do marketing educacional do curso avaliado.Downloads
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Published
2014-12-29
How to Cite
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Borba, J. A., & Brasil, M. L. A. do V. (2014). SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS COM O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(3), 407–431. Retrieved from https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/185
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