Em Busca da Aceitação Social: Comportamentos Acadêmicos Autorrelatados e Desejabilidade Social na Área de Negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2023160205

Palavras-chave:

Comportamento acadêmico, Desejabilidade social, Comportamento cidadão acadêmico, Comportamento acadêmico contraproducente, Área de negócios

Resumo

Objetivo: A pesquisa teve por objetivo analisar a associação entre comportamentos acadêmicos autorrelatados e a desejabilidade social dos pós-graduandos de mestrado e doutorado da área de negócios. Comportamentos acadêmicos são atitudes positivas ou negativas realizadas pelos discentes, enquanto a desejabilidade social representa aqueles que buscam construir uma imagem socialmente aceita, mas que não condiz com a realidade.

Método: Para a coleta de dados foi realizada uma survey on-line com pós-graduandos de mestrado e doutorado vinculados a cursos brasileiros da área de negócios sendo obtidas 1.816 participações válidas que foram analisadas por meio do teste de Mann-Whitney e da Correlação de Spearman.

Resultados: Os resultados encontrados indicam que há associação positiva entre comportamentos cidadãos acadêmicos e a desejabilidade social e associação negativa entre comportamentos acadêmicos contraproducentes e a desejabilidade social.

Contribuições: Estimular uma cultura ancorada em normas de condutas socialmente aceitas pode-se mostrar eficaz para direcionar os comportamentos dos discentes, pois fomentar a desejabilidade social dos discentes pode incentivá-los a minimizar comportamentos acadêmicos contraproducentes e maximizar comportamentos cidadãos acadêmicos. Esses comportamentos são responsáveis por moldar o ambiente do Ensino Superior, sendo capazes de influenciar no desenvolvimento de pesquisas científicas e no contexto em que ocorre a formação dos futuros docentes.

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Biografia do Autor

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Flaviano Costa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade na Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Meurer, A. M., & Costa, F. (2023). Em Busca da Aceitação Social: Comportamentos Acadêmicos Autorrelatados e Desejabilidade Social na Área de Negócios. Advances in Scientific and Applied Accounting, 16(2), 129–143/144. https://doi.org/10.14392/asaa.2023160205

Edição

Seção

ARTIGOS