Em Busca da Aceitação Social: Comportamentos Acadêmicos Autorrelatados e Desejabilidade Social na Área de Negócios
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2023160205Palavras-chave:
Comportamento acadêmico, Desejabilidade social, Comportamento cidadão acadêmico, Comportamento acadêmico contraproducente, Área de negóciosResumo
Objetivo: A pesquisa teve por objetivo analisar a associação entre comportamentos acadêmicos autorrelatados e a desejabilidade social dos pós-graduandos de mestrado e doutorado da área de negócios. Comportamentos acadêmicos são atitudes positivas ou negativas realizadas pelos discentes, enquanto a desejabilidade social representa aqueles que buscam construir uma imagem socialmente aceita, mas que não condiz com a realidade.
Método: Para a coleta de dados foi realizada uma survey on-line com pós-graduandos de mestrado e doutorado vinculados a cursos brasileiros da área de negócios sendo obtidas 1.816 participações válidas que foram analisadas por meio do teste de Mann-Whitney e da Correlação de Spearman.
Resultados: Os resultados encontrados indicam que há associação positiva entre comportamentos cidadãos acadêmicos e a desejabilidade social e associação negativa entre comportamentos acadêmicos contraproducentes e a desejabilidade social.
Contribuições: Estimular uma cultura ancorada em normas de condutas socialmente aceitas pode-se mostrar eficaz para direcionar os comportamentos dos discentes, pois fomentar a desejabilidade social dos discentes pode incentivá-los a minimizar comportamentos acadêmicos contraproducentes e maximizar comportamentos cidadãos acadêmicos. Esses comportamentos são responsáveis por moldar o ambiente do Ensino Superior, sendo capazes de influenciar no desenvolvimento de pesquisas científicas e no contexto em que ocorre a formação dos futuros docentes.
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