DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE DE 2009: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

Autores

  • Alair José da Cruz Fucape Business School
  • Valcemiro Nossa Fucape Business School
  • Moises Balassiano Fucape Business School
  • Arilda Teixeira Fucape Business School

Palavras-chave:

Conteúdos curriculares. Desempenho dos alunos. ENADE. Educação superior.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a proporção dos diferentes conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2009 - ENADE 2009. Buscou-se uma reflexão sobre as varáveis capazes de influenciar o desempenho dos alunos a partir da identificação dos conteúdos curriculares dos cursos, bem como sua aderência ao conteúdo da prova do ENADE. No referencial teórico foram apresentadas discussões relacionadas à evolução do curso de ciências contábeis, à avaliação da educação superior, ao exame do ENADE, à matriz curricular e aos estudos anteriores sobre o tema. Adotou-se uma metodologia de abordagem empírica, e a coleta de dados envolveu a aplicação de questionários via internet; além da coleta de dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A amostra considerou 149 cursos de Ciências Contábeis 20,41% do total de cursos participantes do ENADE -, sendo que 84,6% são de instituições privadas e 15,4% de públicas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de regressão linear múltipla. Os resultados apresentados não permitem afirmar se há uma relação entre os conteúdos curriculares cobrados na prova e as notas dos alunos no exame. Esses resultados divergem de estudos anteriores que diziam que a estrutura didático-pedagógica dos conteúdos curriculares pode afetar o desempenho do aluno. Adicionalmente, sugerem que a região do curso influencia no desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alair José da Cruz, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis na FUCAPE Business School.

Valcemiro Nossa, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP) em 2002. Diretor Administrativo-Financeiro e Professor da FUCAPE Business School (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças). Membro do Grupo de Experts em Padrs de Contabilidade Internacional (ISAR).

Moises Balassiano, Fucape Business School

PhD. em Psicologia Quantitativa pela University of Illinois USA. Professor da FUCAPE Business School.

Arilda Teixeira, Fucape Business School

Coordenadora dos Cursos de Graduação da FUCAPE Business School.

Publicado

2013-12-12

Como Citar

Cruz, A. J. da, Nossa, V., Balassiano, M., & Teixeira, A. (2013). DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE DE 2009: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(2), 178–203. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/93

Edição

Seção

ARTIGOS