DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE DE 2009: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL
Palavras-chave:
Conteúdos curriculares. Desempenho dos alunos. ENADE. Educação superior.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a proporção dos diferentes conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2009 - ENADE 2009. Buscou-se uma reflexão sobre as varáveis capazes de influenciar o desempenho dos alunos a partir da identificação dos conteúdos curriculares dos cursos, bem como sua aderência ao conteúdo da prova do ENADE. No referencial teórico foram apresentadas discussões relacionadas à evolução do curso de ciências contábeis, à avaliação da educação superior, ao exame do ENADE, à matriz curricular e aos estudos anteriores sobre o tema. Adotou-se uma metodologia de abordagem empírica, e a coleta de dados envolveu a aplicação de questionários via internet; além da coleta de dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A amostra considerou 149 cursos de Ciências Contábeis 20,41% do total de cursos participantes do ENADE -, sendo que 84,6% são de instituições privadas e 15,4% de públicas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de regressão linear múltipla. Os resultados apresentados não permitem afirmar se há uma relação entre os conteúdos curriculares cobrados na prova e as notas dos alunos no exame. Esses resultados divergem de estudos anteriores que diziam que a estrutura didático-pedagógica dos conteúdos curriculares pode afetar o desempenho do aluno. Adicionalmente, sugerem que a região do curso influencia no desempenho dos alunos.Downloads
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Publicado
2013-12-12
Como Citar
Cruz, A. J. da, Nossa, V., Balassiano, M., & Teixeira, A. (2013). DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENADE DE 2009: UM ESTUDO EMPÍRICO A PARTIR DO CONTEÚDO CURRICULAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 6(2), 178–203. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/93
Edição
Seção
ARTIGOS
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