MULHERES EXECUTIVAS EVITAM PROBLEMAS FINANCEIROS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2022150301

Palavras-chave:

Mulher, Conselho de Administração, Diretoria, Mulher como Presidente do Conselho de Administração, Problemas Financeiros

Resumo

Objetivo: Esse estudo tem como objetivo investigar se as mulheres no cargo de gestão diminuem a probabilidade de problemas financeiros.

Método: A amostra da empresa compreende empresas Brasileiras listadas na B3, no período de 2010 a 2018. Utilizou-se o modelo de previsão de problemas financeiros de Altman (1979), e dessa forma regrediu-se as variáveis de interesse relacionados a diversidade de gênero em posições de alta gestão via o modelo econométrico logit. Para garantir resultados robustos, usou-se uma técnica recente para balancear empresas que tinham mulheres na alta gestão com seus pares via PSM e entropia.

Resultados: Os resultados sugerem que quando a mulher está como CEO, as empresas têm maior probabilidade de terem problemas financeiros. No entanto, encontramos que essas empresas já estavam com problemas financeiros antes da entrada da mulher como CEO. Em análise adicional, evidenciamos que a mulher evita problemas financeiros apenas quando a mulher assume a presidência do conselho de empresa dois anos antes da empresa apresentar problemas financeiros.

Contribuições: Entender melhor como a diversidade de gênero pode contribuir para a administração de empresas brasileiras, em sua maioria familiares ou com alta concentração acionário, em situações de crise e dificuldades financeiras, haja vista as recorrentes crises políticas que impactaram a economia Brasileira nesta última década.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Ferreira da Silva, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

André Aroldo Freitas De Moura, Fundação Getúlio Vargas - FGV-EAESP

Ph.D. em Contabilidade e Finanças

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Silva, F. F. da, & De Moura, A. A. F. (2022). MULHERES EXECUTIVAS EVITAM PROBLEMAS FINANCEIROS?. Advances in Scientific and Applied Accounting, 15(3), 003–016/017. https://doi.org/10.14392/asaa.2022150301

Edição

Seção

ARTIGOS