ORÇAMENTO E SUCESSÃO INTERGERACIONAL EM EMPRESA FAMILIAR

Autores

  • Cristina Hillen Universidade Estadual do Paraná
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2021140309

Resumo

Objetivo: compreender a construção social do planejamento e controle orçamentário no contexto de sucessão intergeracional em uma empresa familiar.

Método: Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo único em uma empresa familiar brasileira, do segmento industrial de alimentos. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, observações, documentos e organizados no software Nvivo12 por meio da lente analítica da análise textual discursiva.

Resultados: Os resultados mostraram que a construção do orçamento no contexto do processo sucessório teve como ponto de partida a internalização de conhecimentos a partir da socialização secundária do sucessor que os buscou fora do núcleo familiar. Assim, atrelou-os com suas experiências na empresa e formou sua rede de relacionamento, o que lhe conferiu legitimidade e confiança enquanto líder e gestor.

Contribuições: Os resultados do estudo contribuem com a literatura ao agregar a compreensão de como a realidade objetiva do orçamento foi construída socialmente pelas ações do antecessor e do sucessor em interação com os gestores. Contribuem de forma prática ao possibilitarem o entendimento de como o planejamento e controle orçamentário podem auxiliar gestores, fundadores e sucessores em suas atividades diárias em contexto sucessório. Também apresentam implicações sociais ao fornecer reflexões para os gestores e empreendedores de empresas familiares com diferentes configurações sobre o papel do orçamento no processo sucessório de forma a gerenciar a sucessão intergeracional com o apoio de instrumentos do Sistema Controle Gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-06-08

Como Citar

Hillen, C., & Facin Lavarda, C. E. . (2022). ORÇAMENTO E SUCESSÃO INTERGERACIONAL EM EMPRESA FAMILIAR. Advances in Scientific and Applied Accounting, 14(3), 230–242/243. https://doi.org/10.14392/asaa.2021140309

Edição

Seção

ARTIGOS