ALÉM DA AUDITORIA FINANCEIRA: FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A PRESENÇA DAS GRANDES FIRMAS DE AUDITORIA CONTÁBIL NO MERCADO DE ASSEGURAÇÃO EXTERNA DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2021140303Resumo
Objetivo: Esta pesquisa busca analisar os fatores que podem influenciar a presença das grandes firmas de auditoria contábil no mercado de asseguração externa dos Relatórios de Sustentabilidade (RS) no Brasil.
Método: A amostra compõe-se de 47 companhias de capital aberto que asseguraram seus RS no período de 2012 a 2018. Os dados foram analisados por meio das técnicas estatísticas Anacor, HOMALS e regressão hierárquico logístico para dados em painel.
Resultados: Os resultados apontaram que a prestação conjunta de auditoria contábil e asseguração externa dos RS, bem como o isomorfismo mimético são fatores que afetam positivamente a presença das firmas Big-4 no mercado de asseguração externa dos RS no Brasil, caracterizando a vantagem competitiva dos provedores de contabilidade sobre os demais provedores nesse emergente mercado.
Contribuições: Este trabalho traz importantes implicações para profissionais e reguladores da área contábil, pois o reconhecimento das firmas de auditoria contábil no mercado de asseguração externa dos RS deve promover o interesse em desenvolver apoio institucional a essa prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriela Borges Silveira, Hans Michael Van Bellen, Alex Mussoi Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).