TORNANDO-SE PROFESSOR: ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120204

Palavras-chave:

Identidade Docente. Formação Docente. Ensino Superior. Contabilidade.

Resumo

As discussões acerca da formação e atuação docente no ensino superior tem adotado um caráter tecnicista e impessoal tratando o docente como um mero objeto de estudo, deixando de lado dinâmicas sociais como o processo de construção de sua identidade profissional. Dessa maneira, o presente estudo tem o objetivo de compreender o processo de construção da identidade docente de professores de ciências contábeis. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa com evidências construídas por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes na fase de “Estabilização” da carreira docente (quatro a seis anos) e analisadas a partir da construção de narrativas e análise temática que, alinhado com a literatura, originaram duas dimensões da identidade docente dos participantes da pesquisa: Trajetória e Docência. Acerca da Trajetória observou-se que os professores acumulam experiências profissionais e acadêmicas e guardam referências de professores que marcaram sua trajetória. Na análise da Docência foi observado que os professores experimentam situações e sentimentos negativos durante o começo da carreira, mas que vão se adaptando e aprendendo a lidar com situações diversas, construindo seus saberes experienciais. Os resultados também demonstram a necessidade de (re)pensar a inserção profissional de novos docentes, a formação acrítica e tecnicista desses, além de refletir sobre o papel que o docente tem perante as novas gerações e seus novos desafios.

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Biografia do Autor

João Paulo Resende de Lima, USP - Universidade de São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP/USP. Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Sala 105c - 1º andar - FEA3, Cidade Universitária, São Paulo - SP. Telefone: (11) 3091-5920. E-mail: jp.resendelima@hotmail.com

Adriana Maria Procópio de Araujo, FEA-RP/USP

Professora Titular da Universidade de São Paulo Docente do Departamento de Contabilidade da FEA-RP/USP. Mestre e Doutora em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Av. dos Bandeirantes, 3900- Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP, Cep 14040-409. Telefone: (16) 3315-0573. E-mail: amprocop@usp.br

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

Lima, J. P. R. de, & Araujo, A. M. P. de. (2019). TORNANDO-SE PROFESSOR: ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DE CONTABILIDADE. Advances in Scientific and Applied Accounting, 1(2), 059–080. https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120204

Edição

Seção

ARTIGOS