ESTUDOS EXPERIMENTAIS SOBRE TOMADA DE DECISÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA PARCERIA ENTRE A ÁREA DE NEGÓCIOS E A DE NEUROCIÊNCIA COGNITIVA
Palavras-chave:
Tomada de decisão. Tarefas cognitivas. Fenômenos cognitivos. Ferramentas de neurociência.Resumo
O processo de Tomada de Decisão vem sendo estudado pelas áreas de negócios desde o século passado, havendo um corpo teórico substancial gerado por esses estudos, sendo os enfoques dominantes as modelagens computacional e matemática, buscando-se o ponto de decisão ótimo, configurando-se as decisões como racionais. Todavia, há grande evidência empírica sobre aspectos comportamentais que contrariam modelos normativos. Estudos interdisciplinares buscam compreender esses aspectos, estabelecendo-se parcerias entre áreas como Contabilidade, Economia e Neurociência. O foco desses trabalhos estã na busca de evidências sobre áreas do cérebro ou sobre circuitos neurais envolvidos na decisão, usando métodos de investigação típicos da área de Neurociência. Este estudo faz uma revisão de artigos dessa natureza publicados no período de janeiro/2004 a junho/2010, com o objetivo de identificar a relação entre fenômenos cognitivos estudados, tarefas cognitivas propostas e ferramentas de neurociência aplicadas em estudos experimentais sobre o processo de tomada de decisão. Embora os achados não sejam conclusivos, considerando-se o volume de publicação de estudos interdisciplinares na área de tomada de decisão, eles podem orientar pesquisadores das áreas de negócio que pretendam desenvolver protocolos de pesquisa experimental de acordo com a metodologia prevista para estudos clínicos; há grandes possibilidades para pesquisa interdisciplinar, especialmente aquelas voltadas para a adaptação das tarefas cognitivas ao ambiente de negócios, tornando os experimentos mais próximos da realidade do gestor que decide.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados no ASAA Journal são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. O ASAA Journal permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores. Não há encargos para submissão/publicação ou taxas para processamento de artigos (Articles Processing Charge - APC).