EFEITOS DE REDES E ATUAÇÃO DE FORNECEDORES NA ADOÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS CONTÁBEIS POR MUNICÍPIOS DISTANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120307

Palavras-chave:

Municípios, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Difusão, Redes, Instituições

Resumo

O artigo discute a difusão de mudanças compulsórias na gestão financeira de municípios em regiões geográficas isoladas, e apresenta os canais de transmissão preponderantes. A posição que as prefeituras ocupam na rede de municípios importa. A partir da abordagem institucional para redes sociais, a pesquisa usou o caso da adoção compulsória de um novo plano de contas contábeis pelos governos locais. Especificamente o estudo observou como a mensagem sobre a adoção compulsória chegou e foi operacionalizada em um cluster de 10 prefeituras no interior da Bahia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com contadores, secretários de finanças e fornecedores de softwares de contabilidade da região. As evidências indicam que assessorias terceirizadas foram os principais canais de difusão e de operacionalização da nova prática. Ao terceirizarem a contabilidade, as prefeituras assumiram uma postura passiva, com um entendimento limitado da reforma. A configuração da rede poderia potencialmente estar impedindo a circulação ampla da mensagem sobre a reforma ou a distorcendo, reduzindo assim o engajamento de prefeituras no processo de mudança.

   

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Biografia do Autor

André Carlos Busanelli de Aquino, Universidade de São Paulo

   

Fabrício Ramos Neves, Universidade de São Paulo

   

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

de Aquino, A. C. B., & Neves, F. R. (2020). EFEITOS DE REDES E ATUAÇÃO DE FORNECEDORES NA ADOÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS CONTÁBEIS POR MUNICÍPIOS DISTANTES. Advances in Scientific and Applied Accounting, 1(3), 120–143. https://doi.org/10.14392/ASAA.2019120307

Edição

Seção

ARTIGOS