GERENCIAMENTO DE RESULTADOS PARA SUSTENTAR A EXPECTATIVA DO MERCADO DE CAPITAIS: IMPACTOS NO ÍNDICE MARKET-TO-BOOK

Autores

  • José Elias Feres de Almeida FEA/USP
  • Alexsandro Broedel Lopes FEA/USP
  • Luiz João Corrar FEA/USP

Palavras-chave:

Gerenciamento de resultados. Market to book. Incentivos. Accruals. Mercado de capitais

Resumo

Este estudo analisou se o índice market-to-book utilizado no mercado de capitais como medida que captura as oportunidades de crescimento das firmas e a expectativa de fluxo de caixa futuro pode ser utilizado como incentivo para que executivos gerenciem os resultados para manter a expectativa dos diversos agentes do mercado. A amostra possui um total de 931 observações para o período de 1998 até 2005. Os accruals discricionários (proxy para gerenciamento de resultados) foram obtidos por uma regressão robusta utilizando o modelo desenvolvido por Kang e Sivaramakrishnan (1995). Inicialmente foram formados dois grandes grupos de firmas, sendo 552 observações para firmas com market-to-book menor que 1 e 379 com índice maior que 1, que foram testados com uma regressão com variável binária (dummy) e teste de diferença de média entre os dois grupos. Adicionalmente, realizou-se uma terceira regressão com variáveis binárias agrupando as firmas com market-to-book entre 0 e 1, maior que 1 e menor que 0 para corroborar os resultados. As evidências dos testes estatísticos indicam que as firmas com market-to-book entre 0 e 1 e, principalmente, acima de 1 possuem relação positiva e maior grau no teste de média com os accruals discricionários do que os demais grupos de firmas. Dessa forma, as firmas com esta medida maior que 1 possuem incentivos do mercado para gerenciar os resultados e manter o valor de mercado descolado do valor contábil (book-value) complementarmente às atividades das companhias para gerar fluxo de caixa futuro.

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Como Citar

Almeida, J. E. F. de, Lopes, A. B., & Corrar, L. J. (2011). GERENCIAMENTO DE RESULTADOS PARA SUSTENTAR A EXPECTATIVA DO MERCADO DE CAPITAIS: IMPACTOS NO ÍNDICE MARKET-TO-BOOK. Advances in Scientific and Applied Accounting, 4(1), 44–62. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/37

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