DISCLOSURE VIA WEBSITE E AS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO EMPÍRICO DAS ENTIDADES CARIOCAS

Autores

  • Carla Macedo Velloso dos Santos UFAM
  • Pierre Ohayon UFRJ
  • Márcio Marvila Pimenta UFF

Palavras-chave:

Disclosure. Website. Características. Terceiro Setor.

Resumo

O disclosure é tido como uma das principais formas de comunicação entre a empresa e os diversos usuários interessados em avaliar seu desempenho. Diante dessa realidade, destaca-se a Internet como um meio de comunicação com potencialidade de disponibilizar informações de forma tempestiva e transparente. Assim sendo, primeiramente, esta pesquisa objetivou examinar o nível de disclosure voluntário de informações financeiras e não financeiras de entidades do Terceiro Setor da cidade do Rio de Janeiro, por meio do Índice de Disclosure via Website e índices parciais, desenvolvidos com base na literatura. A amostra foi composta por 61 associações certificadas como Entidades de Utilidade Pública Federal (UPF) e como Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). Após o exame, a pesquisa procurou identificar a existência de associação entre o referido nível e as características das entidades estudadas. Diante dos resultados, pode-se concluir que as entidades pouco se utilizam dos benefícios da Internet para a divulgação de suas informações, já que apresentaram níveis muito baixos de disclosure, principalmente quanto a informações financeiras e governança. Por meio de regressões, verificou-se associação positiva entre as receitas por doações e o nível de disclosure, o que pode indicar o uso do website para autopromoção diante de potenciais doadores. Ademais, verificou-se associação negativa entre o tempo da entidade como de Utilidade Pública Federal e o nível de disclosure, o que pode demonstrar preocupação das organizações mais recentes em construir uma boa reputação. Tal fato pode indicar, ainda, uma tendência à inércia na administração das organizações mais antigas. Por fim, os achados reforçam a necessidade de maior exigência por parte dos stakeholders e conscientização dos gestores das entidades do terceiro setor para que haja maior transparência e melhor comunicação via website, facilitando o controle social.

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Biografia do Autor

Carla Macedo Velloso dos Santos, UFAM

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

Pierre Ohayon, UFRJ

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Márcio Marvila Pimenta, UFF

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2017-04-10

Como Citar

Santos, C. M. V. dos, Ohayon, P., & Pimenta, M. M. (2017). DISCLOSURE VIA WEBSITE E AS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO EMPÍRICO DAS ENTIDADES CARIOCAS. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(1), 073–090. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/304

Edição

Seção

ARTIGOS