A INTENÇÃO DE USO DO MOODLE: UM ESTUDO COM ALUNOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Edicreia Andrade dos Santos Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • Franciele do Prado Daciê Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • Rosiele Bescorovaine
  • Jose Roberto Frega Universidade Federal do Paraná- UFPR

Palavras-chave:

Plataforma Moodle. TAM. Alunos.

Resumo

O presente artigo tem como escopo investigar a intenção de uso da plataforma Moodle pelos alunos uma Universidade Estadual do Paraná. A pesquisa foi realizada fundamentando-se no modelo teórico de aceitação da tecnologia (TAM) estendido com três variáveis externas, sendo elas: utilidade percebida por professores pelos alunos, compatibilidade percebida e treinamento. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário traduzido do estudo de Escobar-Rodriguez e Monge-Lozano (2012) aplicado diretamente a 198 alunos de Turismo, Administração e Contabilidade. Para análise das hipóteses replicadas, utilizou-se estatística descritiva e equações estruturais por meio de PLS. Os resultados mostram que na percepção dos alunos, a plataforma Moodle é útil e fácil de usar impactando na intenção de uso; que as variáveis externas, utilidade percebida dos professores pelos alunos exerce efeitos positivos e significativos na utilidade e intenção de uso, enquanto que o treinamento relacionase positivamente e significativamente com a utilidade e a facilidade de uso. Entretanto, ressalta-se que para a variável compatibilidade percebida foi encontrado coeficientes de caminho significativos, porém negativos tanto com a utilidade quanto com a facilidade percebida pelo motivo da escala desse construto ser analisado de forma invertida. Conclui-se que os resultados validaram o modelo estrutural da pesquisa e coadunam parcialmente com os achados de Escobar-Rodriguez e MongeLozano (2012), contribuindo assim para a literatura referente aos recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Universidade Federal do Paraná- UFPR

Franciele do Prado Daciê, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Universidade Federal do Paraná- UFPR.

Rosiele Bescorovaine

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Universidade Federal do Paraná- UFPR.

Jose Roberto Frega, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-PR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná- UFPR

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Santos, E. A. dos, Daciê, F. do P., Bescorovaine, R., & Frega, J. R. (2016). A INTENÇÃO DE USO DO MOODLE: UM ESTUDO COM ALUNOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(1), 098–116. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/242

Edição

Seção

ARTIGOS

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