DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS MODALIDADES À DISTÂNCIA E PRESENCIAL
Palavras-chave:
Desenvolvimento de Competências, Instituições Públicas de Ensino Superior, Curso Superior Presencial, Curso Superior à Distância.Resumo
Identifica-se que as pessoas estão em constante busca pelo desenvolvimento e rendimento de competências diversas para se manterem atuantes no mercado de trabalho. Nesse sentido, o estudo teve o objetivo de identificar, a partir da percepção de alunos, o desenvolvimento de competências nas modalidades de educação à distância e presencial de cursos de Administração em instituições públicas de ensino superior. O estudo se mostra relevante por ampliar o debate sobre competências desenvolvidas no meio acadêmico na área de Administração e áreas afins como contabilidade e economia, o que permite analisar se está havendo um alinhamento entre o discurso das competências demandadas pelo mercado com as práticas desenvolvidas durante o processo de formação acadêmica, tanto em cursos presenciais como à distância. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, a partir de um survey com 211 alunos pesquisados nas duas modalidades educacionais. Identificou-se que nos cursos presenciais as competências mais desenvolvidas foram: capacidade de interpretar textos, gráficos, símbolos e números e capacidade de cooperação e trabalho em equipe. Nos cursos à distância foram: visão de mundo ampla e global e capacidade de lidar com incertezas e dúvidas, demonstrando haver diferenças na formação acadêmica dos alunosDownloads
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Publicado
2015-12-22
Como Citar
Ferrugini, L., Castro, C. C., Souza, D. L., & Morais, R. (2015). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS MODALIDADES À DISTÂNCIA E PRESENCIAL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 8(3), 338–355. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/200
Edição
Seção
ARTIGOS
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