AMBIENTE REGULATÓRIO E EVIDENCIAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS DIVULGAÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Palavras-chave:
Evidenciação Social. Projetos Sociais. Ambiente Regulatório.Resumo
Este estudo analisa a relação entre ambiente com maior regulação e o nível de evidenciação social voluntária das 90 maiores companhias listadas na BM&FBovespa, no período entre 2010 e 2012. Para a análise do nível de evidenciação social foi utilizada uma métrica desenvolvida a partir dos estudos de Gonçalves (2011) e Rover (2013) composta por 11 itens que analisam informações atinentes aos programas sociais desenvolvidos e/ou apoiados pelas empresas. A última etapa da pesquisa buscou testar a hipótese formulada através de um modelo de regressão com dados em painel com efeitos fixos. Constatou-se a existência de uma relação positiva e significativa entre nível de evidenciação social voluntária e os setores inseridos em ambientes com maior regulação. Os resultados indicam que 40% (R2 ) das variações ocorridas no nível de evidenciação social das empresas analisadas são explicadas pelas variáveis. Quanto ao ambiente regulatório, empresas inseridas em ambientes com maior regulação, quando analisadas em conjunto com o setores de maior impacto ambiental, possuem maior nível de evidenciação social. Tal resultado demonstra que o ambiente com maior enforcement promovido pelas agências reguladoras impulsiona tais empresas a possuírem melhores práticas de divulgação social voluntária.Downloads
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Publicado
2015-08-20
Como Citar
Moraes, E. A. de, Goncalves, R. de S., & Niyama, J. K. (2015). AMBIENTE REGULATÓRIO E EVIDENCIAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS DIVULGAÇÕES DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Advances in Scientific and Applied Accounting, 8(2), 218–243. Recuperado de https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/188
Edição
Seção
ARTIGOS
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