A Fórmula Secreta para Enriquecer com Pesquisa Científica usando Marketing Acadêmico: Surpreenda-se!
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2023160211Palavras-chave:
Pesquisa Acadêmica, Mercado, Marketing, ASEOResumo
Objetivo: Como funcionam as pesquisas na internet? Já pensou como as coisas poderiam ser diferentes se você divulgasse melhor a sua pesquisa? Neste editorial eu busco desafiar a narrativa mais restritiva de produção e divulgação científica, juntando teoria com exemplos práticos, convidando você, leitor, a experimentar um engajamento digital mais direcionado, tornando sua pesquisa uma conversa aberta com os usuários em geral, não apenas um monólogo confinado às prateleiras digitais das revistas, de modo a apenas acumular pontos na CAPES.
Método: Abandonando a zona de conforto da escrita impessoal, na terceira pessoa, neste editorial, nós mergulharemos na arte redescoberta de “vender” a pesquisa ao público.
Resultados: Inicialmente, desvendo o mistério do algoritmo de busca, com uma pitada de marketing acadêmico, para temperar a busca pela visibilidade online.
Contribuições: Entre estratégias de Academic Search Engine Optimization (ASEO) e reflexões sobre a relutância de parte dos acadêmicos em relação ao marketing, eu proponho que revisitemos nossa visão sobre como a pesquisa pode ser “vendida” ao mercado. Adicionalmente, trago algumas ideias implícitas e explícitas de pesquisas que podem ser realizadas nesta linha de divulgação científica mais eficaz.
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