Efeitos da Fraude Corporativa no Value Relevance de Companhias Abertas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2023160202Palavras-chave:
Fraude Corporativa, Relevância da Informação Contábil, Qualidade da Informação ContábilResumo
Objetivo: Verificar a relação existente entre indícios de fraude corporativa com a relevância da informação contábil em empresas de capital aberto brasileiras.
Método: Utilizou-se uma amostra composta por 126 companhias de capital aberto listadas na B3, ao longo de 2011 a 2020, sendo estas envolvidas ou não em distintas situações que indicam fraude. A fraude foi medida por uma variável dummy que visa capturar se a empresa se envolveu em algum caso de fraude noticiado na mídia ou pela existência de processo administrativo sancionador. Para a análise desta interação, utilizou-se o modelo econométrico de value relevance, proposto por Collins et al. (1997), que complementou o modelo de Ohlson (1995).
Resultados: De modo geral os resultados denotam que tanto o lucro, quanto o patrimônio líquido apresentam relevância de suas informações. Porém, ao se analisar as companhias com indícios de fraude, observa-se a perda da relevância do lucro líquido, enquanto a relevância do patrimônio líquido passou a ter “relevância inversa” de suas informações, pois apresentou sinal negativo.
Contribuições: Os achados contribuem por evidenciar a importância de considerar a ocorrência de fraudes corporativas ao interpretar as informações contábeis. A perda de relevância do lucro líquido pode indicar práticas contábeis questionáveis, o que prejudica a confiança dos investidores e afeta negativamente a capacidade de avaliar o desempenho e o valor das empresas. Além disso, a "relevância inversa" do patrimônio líquido sugere que as fraudes corporativas podem distorcer a realidade financeira das empresas, tornando a informação contábil menos confiável e menos útil para os usuários.
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