Efeitos da Fraude Corporativa no Value Relevance de Companhias Abertas Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14392/asaa.2023160202

Palavras-chave:

Fraude Corporativa, Relevância da Informação Contábil, Qualidade da Informação Contábil

Resumo

Objetivo: Verificar a relação existente entre indícios de fraude corporativa com a relevância da informação contábil em empresas de capital aberto brasileiras.

Método: Utilizou-se uma amostra composta por 126 companhias de capital aberto listadas na B3, ao longo de 2011 a 2020, sendo estas envolvidas ou não em distintas situações que indicam fraude. A fraude foi medida por uma variável dummy que visa capturar se a empresa se envolveu em algum caso de fraude noticiado na mídia ou pela existência de processo administrativo sancionador. Para a análise desta interação, utilizou-se o modelo econométrico de value relevance, proposto por Collins et al. (1997), que complementou o modelo de Ohlson (1995).

Resultados: De modo geral os resultados denotam que tanto o lucro, quanto o patrimônio líquido apresentam relevância de suas informações. Porém, ao se analisar as companhias com indícios de fraude, observa-se a perda da relevância do lucro líquido, enquanto a relevância do patrimônio líquido passou a ter “relevância inversa” de suas informações, pois apresentou sinal negativo.

Contribuições: Os achados contribuem por evidenciar a importância de considerar a ocorrência de fraudes corporativas ao interpretar as informações contábeis. A perda de relevância do lucro líquido pode indicar práticas contábeis questionáveis, o que prejudica a confiança dos investidores e afeta negativamente a capacidade de avaliar o desempenho e o valor das empresas. Além disso, a "relevância inversa" do patrimônio líquido sugere que as fraudes corporativas podem distorcer a realidade financeira das empresas, tornando a informação contábil menos confiável e menos útil para os usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henri Jordan Correa Costa Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Paulo Vitor Souza de Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)
Pós-Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Referências

Albrecht, C., Holland, D., Malagueño, R., Dolan, S., & Tzafrir, S. (2015). The Role of Power in Financial Statement Fraud Schemes. Journal of Business Ethics, 131(4), 803–813. https://doi.org/10.1007/s10551-013-2019-1

Alfraih, M. M., Alanezi, F. S., & Alanzi, K. A. (2015). Do the characteristics of the board of directors affect the value relevance of accounting information? International Journal of Accounting and Finance, 5(2), 172-187. http://dx.doi.org/10.1504/IJAF.2015.071843

Alfraih, M. M. (2016). Have financial statements lost their relevance? Empirical evidence from the frontier market of Kuwait. Journal of Advances in Management Research, 13(2), 225-239. https://doi.org/10.1108/JAMR-06-2015-0043

Almeida, M. L. G. D. (2021). Escândalos Corporativos: Análise de Comportamentos da Governança Corporativa (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223257

Almujamed, H. I., & Alfraih, M. M. (2019). Value relevance of earnings and book values in the Qatari Stock Exchange. EuroMed Journal of Business, 14(1), 62-75. https://doi.org/10.1108/EMJB-02-2018-0009

Badu, B., & Appiah, K. O. (2018). Value relevance of accounting information: an emerging country perspective. Journal of Accounting and Organizational Change, 14(4), 473–491. https://doi.org/10.1108/JAOC-07-2017-0064

Ball, R., & Brown, P. (1968). An Empirical of Accounting Income Numbers. Journal of Accounting Research, 6(2), 159–178. https://doi.org/10.2307/2490232

Batistella, A. J., Dal Magro, C. B., Mazzioni, S., & Paulo, E. (2021). Relevância da informação contábil e cultura nacional. Revista de Contabilidade e Organizações, 15, e169533. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.169533

Barth, M. E., Li, K., & McClure, C. G. (2023). Evolution in Value Relevance of Accounting Information. The Accounting Review, 98(1), 1-28. https://doi.org/10.2308/TAR-2019-0521

Beaver, W. H. (1968). The Information Content of Annual Earnings Announcements. Journal of Accounting Research, 6, 67. https://doi.org/10.2307/2490070

Bertomeu, J., Cheynel, E., Floyd, E., & Pan, W. (2021). Using machine learning to detect misstatements. Review of Accounting Studies, 26(2), 468–519. https://doi.org/10.1007/s11142-020-09563-8

Brazel, J. F., Jones, K. L., Thayer, J., & Warne, R. C. (2015). Understanding investor perceptions of financial statement fraud and their use of red flags: evidence from the field. Review of Accounting Studies, 20(4), 1373–1406. https://doi.org/10.1007/s11142-015-9326-y

Chen, B., Kurt, A. C., & Wang, I. G. (2020). Accounting comparability and the value relevance of earnings and book value. Journal of Corporate Accounting & Finance, 31(4), 82-98. https://doi.org/10.1002/jcaf.22459

Collins, D. W., Maydew, E. L., & Weiss, I. S. (1997). Changes in the value-relevance of earnings and book values over the past forty years. Journal of Accounting and Economics, 24(1), 39–67. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(97)00015-3

Comitê de Pronunciamento Contábil - CPC. (2019). Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual Para Relatório Financeiro. 00, 62. Recuperado de http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/573_CPC00(R2).pdf

Costa, A. P. P. da, & Wood, T., Jr. (2012). Fraudes corporativas. Revista de Administração de Empresas, 52(4), 464–472. https://doi.org/10.1590/S0034-75902012000400008

Cressey, D. R. (1953). Other people’s money; a study of the social psychology of embezzlement. In Other people’s money; a study of the social psychology of embezzlement. Free Press.

Duarte, F. C. de L., Girão, L. F. de A. P., & Paulo, E. (2017). Avaliando Modelos Lineares de Value Relevance: Eles Captam o que Deveriam Captar? Revista de Administração Contemporânea, 21(spe), 110–134. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160202

Eckert, A., Mecca, M. S., Biasio, R., & Pezzi, G. M. (2014). Accounting frauds: characterization and analysis of brazilian scientific publications. Revista Universo Contábil, 10(1),84-103. Recuperado de https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/3722/2573

Gaganis, C. (2009). Classification techniques for the identification of falsified financial statements: a comparative analysis. Intelligent Systems in Accounting, Finance & Management, 16(3), 207–229. https://doi.org/10.1002/isaf.303

Harjoto, M. A. (2017). Corporate social responsibility and corporate fraud. Social Responsibility Journal. 13(4), 762-779. https://doi.org/10.1108/SRJ-09-2016-0166

Humpherys, S. L., Moffitt, K. C., Burns, M. B., Burgoon, J. K., & Felix, W. F. (2011). Identification of fraudulent financial statements using linguistic credibility analysis. Decision Support Systems, 50(3), 585–594. https://doi.org/10.1016/j.dss.2010.08.009

Ines, A. (2017). The value relevance of accounting fraud and discretionary accruals. International Research Journal of Finance and Economics, 163, 73-89.

Liao, L., Chen, G., & Zheng, D. (2019). Corporate social responsibility and financial fraud: evidence from China. Accounting & Finance, 59(5), 3133-3169. https://doi.org/10.1111/acfi.12572

Kanapickienė, R., & Grundienė, Ž. (2015). The Model of Fraud Detection in Financial Statements by Means of Financial Ratios. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 213, 321–327. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.11.545

Manvailer, R. H. M. (2021). Estudo exploratório dos fatores determinantes de fraude corporativa em empresas brasileiras de capital aberto (Tese de Doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Porto Alegre, RS, Brasil. Recuperado de http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9579

Marcel, J. J., & Cowen, A. P. (2014). Cleaning house or jumping ship? Understanding board upheaval following financial fraud. Strategic Management Journal, 35(6), 926–937. https://doi.org/10.1002/smj.2126

Ohlson, J. A. (1995). Earnings, Book Values, and Dividends in Equity Valuation. Contemporary Accounting Research, 11(2), 661–687. https://doi.org/10.1111/j.1911-3846.1995.tb00461.x

Petra, S., & Spieler, A. C. (2020). Accounting Scandals: Enron, Worldcom, and Global Crossing. Corporate Fraud Exposed, 343–360. https://doi.org/10.1108/978-1-78973-417-120201022

Pinheiro, G. J., & Cunha, L. R. S. (2003). A importancia da Auditoria na detencao de erros. Contabilidade Vista & Revista, 14(1), 31–47. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=197018217003

Rezaee, Z. (2005). Causes, consequences, and deterence of financial statement fraud. Critical Perspectives on Accounting, 16(3), 277–298. https://doi.org/10.1016/S1045-2354(03)00072-8

Scarinci, T. F. B. (2021). Fraudes corporativas: uma análise dos seus determinantes e do seu efeito sobre o desempenho das empresas brasileiras de capital aberto (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil. Recuperado de http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11450

Shi, W., Connelly, B. L., & Hoskisson, R. E. (2017). External corporate governance and financial fraud: cognitive evaluation theory insights on agency theory prescriptions. Strategic Management Journal, 38(6), 1268–1286. https://doi.org/10.1002/smj.2560

Toms, S. (2019). Financial scandals: a historical overview. Accounting and Business Research, 49(5), 477–499. https://doi.org/10.1080/00014788.2019.1610591

Vargas, A. S. C., Schnorrenberger, D., Fagundes, E., & Rengel, R. (2020). Características dos Gestores das Organizações Denunciadas por Fraude e o Retorno Sobre os Ativos. Desafio Online, 8(3). https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/7506

Wuerges, A. F. E., & Borba, J. A. (2014). Fraudes Contábeis: uma estimativa da probabilidade de detecção. Review of Business Management, 16(52), 466–483. https://doi.org/10.7819/rbgn.v16i52.1555

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Santos, H. J. C. C., & Souza, P. V. S. de. (2023). Efeitos da Fraude Corporativa no Value Relevance de Companhias Abertas Brasileiras. Advances in Scientific and Applied Accounting, 16(2), 051–062/063. https://doi.org/10.14392/asaa.2023160202

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.