HABILIDADES PROFISSIONAIS DO CONTADOR PRECONIZADAS PELA IFAC: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO
Keywords:
Ensino em Contabilidade. International Education Standards 3. Competências Profissionais.Abstract
A finalidade geral do ensino em contabilidade é promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam ao profissional contábil ingressar no mundo do trabalho com condições de atender às necessidades dos diversos usuários da informação contábil. Embora o processo de convergência dos padrões contábeis esteja em franco desenvolvimento em praticamente todo o mundo, as realidades econômico-sociais, culturais e jurídicas, bem como as práticas contábeis em cada país possuem peculiaridades. Nesse sentido, espera-se que uma norma elaborada para ter alcance mundial tenha desempenhos díspares em localidades distintas. O presente estudo teve por objetivo verificar o grau de importância que os profissionais da contabilidade atuantes no Triângulo Mineiro atribuem às habilidades preconizadas pela IES 3 – International Education Standards 3 - da IFAC – International Federation of Accountants. Em termos metodológicos, aplicou-se um questionário a uma amostra composta por 126 profissionais da região do Triângulo Mineiro graduados em Ciências Contábeis. Foram verificados altos percentuais de concordância dos profissionais em relação aos itens pesquisados (IES 3). Também pode ser constatado por meio da análise fatorial que os quatro fatores gerados agruparam itens de forma semelhante àquela preconizada pela IFAC, apontando aderência da IES 3 à realidade dos profissionais da amostra.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2014-08-31
How to Cite
Lemes, D. F., & Miranda, G. (2014). HABILIDADES PROFISSIONAIS DO CONTADOR PRECONIZADAS PELA IFAC: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(2), 293–316. Retrieved from https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/121
Issue
Section
ARTICLES
License
Copyright for articles published in the ASAA Journal is held by the author, with first publication rights to the journal. By virtue of appearing in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications. The ASAA Journal will allow the use of published works for non-commercial purposes, including the right to submit the work to publicly accessible databases. Published articles are the authors' full and exclusive responsibility. There are no submission/publishing charges or fees for processing articles (APC).