FATORES DETERMINANTES DO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO AMBIENTAL NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Authors

  • Célia Braga USP
  • Márcia Suely Alves Sampaio UFC
  • Ariovaldo dos Santos USP
  • Patrícia Pereira da Silva Faculdade de Economia – Universidade de Coimbra (FEUC)

Keywords:

Indicadores ambientais. Setor elétrico. GRI. ANEEL. Dados em painel.

Abstract

Esta pesquisa tem como amostra 60 empresas brasileiras do setor de energia elétrica que publicaram seus relatórios de sustentabilidade no website da Global Reporting Initiative (GRI) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O objetivo do estudo é identificar os fatores determinantes do nível de divulgação da informação ambiental das empresas do setor de energia elétrica brasileiro, no período de 2006 a 2009. Para isso, foi elaborado um modelo conceitual e de hipóteses com base na Teoria dos Stakeholders e no conceito filosófico de desenvolvimento sustentável. A hipótese geral da pesquisa é de que o poder das partes interessadas externas está associado ao nível de divulgação ambiental da empresa, contemplando três hipóteses referentes às variáveis poder do governo, do agente regulador e dos acionistas/investidores. O modelo apresenta ainda quatro variáveis de controle: relatório de sustentabilidade, desempenho econômico, controle acionário estrangeiro e grupo econômico. A técnica de análise de dados utilizada foi o modelo de regressão com dados em painel. A análise dos resultados sugere que a divulgação dos indicadores da ANEEL influenciou positivamente o nível de divulgação da informação ambiental no período, o modelo mais adequado é o de efeitos aleatórios e as variáveis pressão do agente regulador, relatório de sustentabilidade e desempenho econômico foram significantes neste modelo.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Braga, C., Sampaio, M. S. A., Santos, A. dos, & Silva, P. P. da. (2011). FATORES DETERMINANTES DO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO AMBIENTAL NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL. Advances in Scientific and Applied Accounting, 4(2), 230–262. Retrieved from https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/46

Issue

Section

ARTICLES