INFLUÊNCIA DA DIVULGAÇÃO DO GUIDANCE NAS ESCOLHAS CONTÁBEIS E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: UM ESTUDO DE DADOS EM PAINEL COM COMPANHIAS DO IBOVESPA
Keywords:
Guidance, Escolhas Contábeis, Gerenciamento de Resultados, Projeções de Resultados, Empresas Brasileiras.Abstract
O objetivo desta pesquisa é verificar se a divulgação do guidance das companhias que compõe o índice IBOVESPA influencia o gerenciamento de resultados, por meio de escolhas contábeis com accruals discricionários, para atingir ou minimizar erros de projeções de resultados. A amostra do estudo compreende 43 companhias que constituem o índice IBOVESPA. O período analisado foi de 2011 a 2016, totalizando 258 observações. Os dados foram analisados por meio de dados em painel balanceado. A proxy do gerenciamento de resultados foi o accrual discricionário (AD), estimados por meio do modelo Jones Modificado; as variáveis de controle foram tamanho, crescimento, retorno sobre o ativo (ROA) e alavancagem financeira. Os resultados dos testes estatísticos indicam que a divulgação do guidance influencia o gerenciamento de resultados, quando as projeções incluem variáveis relacionadas ao resultado (lucros ou earnings before interest, taxes, depreciation and amortization). Divulgações sobre investimentos e CAPEX não tem relação com o gerenciamento de resultados. As limitações da pesquisa são: utilização de informações não auditadas; amostra não probabilística; curto período de análise; falta de comparação internacional e o modelo econométrico empregado. Esse estudo traz implicações práticas para stakeholders que utilizam informação contábil-financeira para análises. A principal contribuição é que o tipo de informação divulgada no guidance determina sua ligação com as escolhas contábeis e práticas de gerenciamento de resultados.
Guidance; Escolhas Contábeis; Gerenciamento de Resultados; Projeções de Resultados; Empresas Brasileiras.
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