A INTENÇÃO DE USO DO MOODLE: UM ESTUDO COM ALUNOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ
Keywords:
Plataforma Moodle. TAM. Alunos.Abstract
O presente artigo tem como escopo investigar a intenção de uso da plataforma Moodle pelos alunos uma Universidade Estadual do Paraná. A pesquisa foi realizada fundamentando-se no modelo teórico de aceitação da tecnologia (TAM) estendido com três variáveis externas, sendo elas: utilidade percebida por professores pelos alunos, compatibilidade percebida e treinamento. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário traduzido do estudo de Escobar-Rodriguez e Monge-Lozano (2012) aplicado diretamente a 198 alunos de Turismo, Administração e Contabilidade. Para análise das hipóteses replicadas, utilizou-se estatística descritiva e equações estruturais por meio de PLS. Os resultados mostram que na percepção dos alunos, a plataforma Moodle é útil e fácil de usar impactando na intenção de uso; que as variáveis externas, utilidade percebida dos professores pelos alunos exerce efeitos positivos e significativos na utilidade e intenção de uso, enquanto que o treinamento relacionase positivamente e significativamente com a utilidade e a facilidade de uso. Entretanto, ressalta-se que para a variável compatibilidade percebida foi encontrado coeficientes de caminho significativos, porém negativos tanto com a utilidade quanto com a facilidade percebida pelo motivo da escala desse construto ser analisado de forma invertida. Conclui-se que os resultados validaram o modelo estrutural da pesquisa e coadunam parcialmente com os achados de Escobar-Rodriguez e MongeLozano (2012), contribuindo assim para a literatura referente aos recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2016-04-30
How to Cite
Santos, E. A. dos, Daciê, F. do P., Bescorovaine, R., & Frega, J. R. (2016). A INTENÇÃO DE USO DO MOODLE: UM ESTUDO COM ALUNOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(1), 098–116. Retrieved from https://asaa.emnuvens.com.br/asaa/article/view/242
Issue
Section
ARTICLES
License
Copyright for articles published in the ASAA Journal is held by the author, with first publication rights to the journal. By virtue of appearing in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications. The ASAA Journal will allow the use of published works for non-commercial purposes, including the right to submit the work to publicly accessible databases. Published articles are the authors' full and exclusive responsibility. There are no submission/publishing charges or fees for processing articles (APC).