INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA QUANTO A MONITORIA PRESENCIAL DISPONIBILIZADA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IFES: REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS
Keywords:
Monitoria presencial. Educação a distância. Ensino em administraçãoAbstract
Dado o avanço tecnológico nos novos métodos de ensino, em que não há, necessariamente, um espaço físico para operacionalizar o processo de ensino-aprendizagem, formas diferenciadas de mediação do conteúdo programático surgem como conseqüência natural para concepção de um novo paradigma. Destarte, analisou-se a monitoria presencial como um instrumento de mediação, comparando (des)igualdades no desempenho dos alunos com monitoria (ACM) e sem monitoria (ASM). Assim, tendo por base tais considerações preliminares, o EaD configurou-se no objeto de estudo orientador da questão de pesquisa do trabalho: Há diferença estatisticamente significativa no desempenho acadêmico dos ACM e ASM? Metodologicamente, trata-se de um estudo formal, quasi-experimental, longitudinal por meio do acompanhamento dos ACM no período de duração da disciplina de contabilidade geral. Caracteriza-se como descritiva, cuja análise quantitativa do desempenho foi realizada com os resultados da avaliação de aprendizagem de 137 alunos em que a variável dependente foi a nota da avaliação e a independente foi a presença na monitoria. Foram levantadas hipóteses e realizados testes de comparação de médias (independent samples t-test) entre os grupos ACM e ASM, com nível de significância (α = 0,05). A análise do t-test sugere que não há diferença estatisticamente significativa entre as médias dos dois grupos estudados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in the ASAA Journal is held by the author, with first publication rights to the journal. By virtue of appearing in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications. The ASAA Journal will allow the use of published works for non-commercial purposes, including the right to submit the work to publicly accessible databases. Published articles are the authors' full and exclusive responsibility. There are no submission/publishing charges or fees for processing articles (APC).