EDITORIAL

Prezados leitores, autores e avaliadores

Iniciamos este editorial agradecendo à Diretoria da ANPCONT (biênio 2020-2021) pelo convite efetuado a nós, Paulo Roberto da Cunha (FURB) e Orleans Silva Martins (UFPB), para conduzir o ASAA Journal pelos próximos dois anos.

Da mesma forma, agradecemos a todos os editores associados por aceitarem nosso convite para nos ajudarem nesta tarefa, a quem nominamos: Dra. Claudia Ferreira da Cruz (UFRJ) para a área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor; Dr. Cristiano Machado Costa (Unisinos) para a área de Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais; Dra. Delci Grapegia Dal Vesco (Unioeste) para a área de Controladoria e Contabilidade Gerencial; Dra. Edvalda Leal (UFU) para área de Educação e Pesquisa em Contabilidade; Dr. Luiz Carlos Marques dos Anjos (UFPE) para área de Contabilidade para Usuários Externos, e Dr. Rodrigo de Souza Gonçalves (UNB) para a área de Auditoria e Tributos.

Buscamos compor uma equipe que contemplasse aspectos relacionados à expertise pertencente à área de concentração do convite, às diferentes regiões do Brasil e às IES de natureza pública e privada que possuem programas de contabilidade stricto sensu. Acreditamos que a diversificação de tal composição alcança estas características e contribuirá para o ASAA Journal e a ANPCONT terem maior amplitude institucional.

O ASAA Journal apresenta o volume 13, número 1 do ano de 2020 com a publicação de nove artigos inéditos de autores de instituições nacionais.

O primeiro artigo intitulado “Efeitos dos Sistemas de Controle Gerencial e do Compartilhamento de Informações no Risco Interorganizacional de uma Rede de Franquia”, das autoras Alini da Silva e Ilse Maria Beuren, tem como objetivo analisar os efeitos dos sistemas de controle gerencial interativo e diagnóstico no risco interorganizacional, mediados pelo compartilhamento de informações, em uma rede de franquia do segmento de saúde, beleza e bem-estar.

O segundo artigo, dos autores Danrlei Anderson Peyerl, Franciele Beck e Daniel Magalhães Mucci, tem como título “Participação e constituição de reservas orçamentárias: o papel moderador da incerteza do ambiente externo”. O artigo tem como objetivo verificar em que medida a participação orçamentária, moderada pela incerteza do ambiente externo, influencia a constituição de reservas orçamentárias, constituindo-se de uma amostra de gestores de nível intermediário, de diferentes áreas funcionais.

No terceiro artigo, intitulado “Custos da qualidade em hospitais acreditados”, dos autores Katia Abbas, Paulo Henrique Rezende da Silva, Marcia Maria Dos Santos Bortolocci Espejo e Leticia Matiolli Grejo, o objetivo é identificar como os gestores percebem a ocorrência dos custos da qualidade em termos de intensidade em dois hospitais: um de natureza filantrópica, localizado em Foz do Iguaçu-PR, e outro de natureza privada, localizado em Porto Alegre-RS, utilizando-se de 27 entrevistas semi-estruturadas, observações diretas e análises documentais.

O quarto artigo, intitulado “Eficiência dos hospitais estaduais de Santa Catarina: um comparativo entre modelos de gestão”, dos autores Antonio Felipe Oliveira Rodrigues, Silvio Bhering Sallum e Fabiano Maury Raupp, têm como objetivo analisar a eficiência dos serviços de saúde prestados pelos 18 hospitais estaduais de Santa Catarina, nos quais a gestão é feita diretamente pelo Estado ou por Organizações Sociais de Saúde (OSS), utilizando-se de estudo documental, com abordagem quantitativa e com dados obtidos na Secretaria Estadual da Saúde.

Alan Santos de Oliveira, Lorena de Souza Arruda, Antônio André Cunha Callado e Aldo Leonardo Cunha Callado são os autores do artigo “Relations between the use of activity based costing system and contingency factors: evidence from brazilian NGOs”. Este artigo tem como objetivo analisar quão significantes são as relações entre o uso do sistema ABC e fatores contingenciais em 43 Organizações Não Governamentais (ONGs) no Brasil.

No sexto artigo, intitulado “Assimetria de custos no gerenciamento de resultados”, dos autores Nevison Amorim Pereira e Marcelo Tavares, o objetivo é verificar a relação entre os níveis de assimetria de custos e o gerenciamento de resultados em uma amostra de 157 empresas brasileiras de capital aberto no período de 2008 a 2017, totalizando 1570 observações analisadas por meio de regressão múltipla (linear) e o modelo logit (não linear).

O sétimo artigo, do autor Vitor Hideo Nasu, tem como título “Investigação empírica acerca da relação entre sexo e desempenho acadêmico na educação contábil”. O artigo objetiva investigar a relação entre o sexo e o desempenho de alunos de contabilidade em condições acadêmicas e socioeconômicas distintas e similares, utilizando-se microdados do ENADE 2015, com uma amostra de 21.200 observações.

Lucas Tristão Barbosa, Luiz Antônio Abrantes, Antônio Carlos Brunozi Júnior e Fernanda Maria de Almeida são os autores do oitavo artigo deste número, intitulado “Política de desoneração do IPI e sua implicação na arrecadação própria dos municípios brasileiros”. Esta pesquisa avalia a relação das políticas de desonerações do IPI, a partir de 2009 até 2013, último ano da política, na arrecadação própria dos municípios brasileiros. A política de desoneração do IPI foi implementada a partir de dezembro de 2008, como resposta à crise mundial do mesmo ano que afetou o Brasil. Nesse sentido, o governo federal definiu a redução dos percentuais das alíquotas de diferentes produtos em diversos setores. Os subsídios foram obtidos na base de dados do FINBRA e IBGE e utilizou-se de modelo econométrico de dados em painel multinível.

Por fim, o nono artigo é intitulado “Blockchain e Smart Contracts como ferramentas de gestão na tributação da prestação de serviços digitais”, dos autores Felipe Calas Rosa e Marta Cristina Pelucio Grecco. O objetivo é criar um modelo de Sistema em blockchain e smart contracts, a partir de um caso de estudo, para gestão da tributação da prestação de serviços digitais com base no local do usuário à luz da Teoria da Agência. O trabalho foi guiado pelas diretrizes do método Design Science Research (DSR), proposto na área de Sistema de Informações.

A Equipe Editorial do ASAA Journal deseja a todos uma excelente leitura!

Prof. Dr. Orleans Silva Martins

Prof. Dr. Paulo Roberto da Cunha

Editores do ASAA Journal